quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

São João de Meriti-RJ enfrenta desabastecimento de água e cerca de 150 mil moradores já podem ter sido afetados

A pedido do deputado Léo Vieira a Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj vai oficiar os representantes da Águas do Rio para uma reunião extraordinária na próxima semana

Moradores de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, vêm sofrendo com a falta de água há quase um mês. O problema, que já era recorrente durante a gestão da Cedae, alcançou novos patamares desde que a Águas do Rio assumiu o serviço. A denúncia é do deputado Léo Vieira (PL), informando que há bairros que estão sem abastecimento há 25 dias. Ele calcula que o desabastecimento já atingiu 150 mil moradores.

Por conta disso, a Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai oficiar a direção da concessionária e também da Cedae para que compareçam a uma reunião extraordinária do colegiado já na próxima quinta-feira (08/02/2024). Vice-presidente do colegiado, o parlamentar relatou que a crise atingiu seu ápice esta semana, quando quase toda cidade enfrentou problemas por conta da falta de água.

Entre os bairros mais atingidos estão o Centro, Agostinho Porto, Vila Rosali e Vilar dos Teles. Segundo ele, moradores relatam a escassez como uma realidade angustiante, onde a rotina é marcada pela incerteza e pela improvisação para suprir necessidades básicas. A situação é especialmente grave para aqueles que não têm recursos para adquirir caminhões-pipa. Enquanto alguns conseguem pagar pelo serviço, outros se veem sem alternativas viáveis para garantir o abastecimento de água em seus lares.

A iniciativa de acionar as operadoras de saneamento partiu do próprio Vieira, que manifestou profunda preocupação com a crise hídrica que assola a região. “É inaceitável que uma parcela tão significativa da população seja privada de um recurso tão essencial como a água”, afirmou, exigindo esclarecimentos e medidas concretas para resolver a crise.

O deputado ressaltou ainda a falta de transparência por parte da concessionária, que, pelas suas informações, têm fornecido desculpas evasivas e insatisfatórias para justificar a falha no fornecimento de água.

Em nota, a Águas do Rio informou que uma série de eventos impactou o abastecimento na Baixada Fluminense, incluindo São João de Meriti, sendo que a empresa atuou em uma manutenção no último fim de semana. A ação de melhoria interrompeu temporariamente o abastecimento em algumas regiões e foi concluída na manhã da última terça-feira (30/01).

A empresa acrescenta ainda que, ontem, o Sistema Guandu, sob gestão da Cedae, teve a operação reduzida devido a um dano na rede elétrica. Apesar de o sistema da concessionária ter sido afeto, o abastecimento já foi retomado e está sendo normalizado de forma gradativa.

A nota diz que a concessionária reforça seu compromisso com a população e está aberta ao diálogo com o poder público para prestar qualquer tipo de esclarecimentos necessários, “além de estar empenhada para melhorar o fornecimento de água de toda a Baixada Fluminense, que possui problemas históricos de abastecimento.”

“A empresa solicita ainda os endereços completos dos clientes para realizar verificações pontuais sobre a falta de água informada e reforça que segue à disposição por ligação e WhatsApp por meio do 0800 195 0 195”, finaliza o comunicado.






  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:


















































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:










Nenhum comentário:

Postar um comentário