terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Com direito a desagravo, Grupo Arco-Íris é homenageado na Alerj (ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) pela Comissão do Cumpra-se

Presidente da Comissão do Cumpra-se da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Carlos Minc (PSB) usou o plenário da Casa, na segunda-feira (06/11/2023), para fazer um ato de desagravo pela rejeição da Medalha Tiradentes ao Grupo Arco-Íris – ONG LGBTI+ que está completando 30 anos. O deputado aproveitou o encontro que debateu os impactos…

Presidente da Comissão do Cumpra-se da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Carlos Minc (PSB) usou o plenário da Casa, na segunda-feira (06/11/2023), para fazer um ato de desagravo pela rejeição da Medalha Tiradentes ao Grupo Arco-Íris – ONG LGBTI+ que está completando 30 anos. O deputado aproveitou o encontro que debateu os impactos da Lei 9.496/21, que criou o Programa Rio Sem LGBTIfobia, para criticar e lembrar do episódio. 

Em junho, num debate de quase três horas, bolsonaristas, junto com a bancada religiosa, conseguiram arquivar o projeto de concessão da comenda da Alerj proposta por Minc. Durante o evento de ontem à noite, o Arco-Íris acabou recebendo o Prêmio Somos. 

“Aqueles que negaram o prêmio ao Arco-íris não vão gostar de ver a ONG aqui recebendo um outro prêmio. Estampas aqui na Assembleia Legislativa, na Casa do povo. E não vão nos calar, não vão nos impedir de desagravar e premiar o grupo. Vão nos criticar por esse evento, sobretudo quando virem os vídeos de apresentação das drag queens e as falas das combativas representantes da causa aqui presentes. Vão cair em cima de mim, mas tenho a casca grossa”, disse Minc, que também é autor da Lei.

A ideia do encontro era justamente para fortalecer as políticas públicas em prol da diversidade.  Não por acaso, o plenário acabou sendo palco para apresentações de drag queens. Além da Lei que cria o Programa Estadual de Combate à Violência Contra os LGBTs, o deputado também enfatizou o pioneirismo do Estado do Rio em proteger o acesso desta comunidade à cidadania.

“O Rio teve a primeira Lei do Brasil para punir estabelecimentos que discriminam pessoas com base em sexualidade ou gênero. Também aprovamos o texto que prevê o aumento das delegacias especializadas, principalmente no interior”, comentou.

Monica Benício (Psol/RJ), vereadora pelo município do Rio, compareceu ao evento e discursou sobre sua experiência como militante da causa lésbica no Estado e as superações dos últimos 20 anos. “Tudo isso só foi possível porque houve, na história da política do Brasil, pessoas que dedicaram tempo a essa luta coletiva”, explicou.

Premiação

No lugar da Medalha Tiradentes, o Arco-Íris recebeu o Prêmio Somos em homenagem aos 30 anos de ativismo. O evento também inaugurou a exposição “Amor & Luta” com a apresentação do Coral Arco-Íris por Prazer, que estreou durante a comemoração. 

“O desafio atual é produzir iniciativas de caráter educativo. Devemos desenvolver uma cultura que reconheça os direitos da legislação que já está aprovada”, completou Cláudio Nascimento, presidente do grupo.






  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:


















































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:











Nenhum comentário:

Postar um comentário