segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Em 2024, Lula conciliará eleições, viagens pelo Brasil e agenda verde

O segundo ano do terceiro mandato de Lula será voltado para questões internas, após os primeiros 12 meses com bastante foco no exterior

Após um ano de reestruturação de políticas públicas e retorno do Brasil ao mundo, nas palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a prioridade do chefe do Planalto para 2024 deverá ser viajar pelo país, em ano de eleições municipais, e conversar com prefeitos, governadores e empresários sobre parcerias para obras e políticas públicas do governo federal.

Esse foi o recado dado pelo chefe do Executivo federal ao primeiro escalão do governo, na última reunião ministerial ampliada do ano, na quarta-feira (20/12/2023). Neste primeiro ano do atual mandato, Lula teve agenda intensa de viagens internacionais, o que chamou de “volta do Brasil ao mundo”.

Foram 15 viagens para 24 países, e cerca de 150 encontros bilaterais ou telefonemas com chefes de Estado, de governo e outros líderes, segundo levantamento feito pelo Metrópoles com base na agenda presidencial.

Agora, Lula deve olhar mais para o trabalho interno a ser feito. Em ano de eleições municipais, o PT pretende consolidar uma base para apoiar eventuais candidaturas do partido e garantir os palanques para o pleito presidencial de 2026.

Eleições municipais

O presidente no Brasil deverá focar bastante nas eleições municipais em 2024. Ainda que o PT não tenha muitos nomes competitivos em grandes colegiados, como São Paulo, a ideia é compor com aliados estratégicos, como o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), pré-candidato na capital paulista.

Em evento recente em São Paulo, Lula prestigiou Boulos ao se queixar do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), ambos bolsonaristas.

Além de Lula, marcaram presença no evento o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ex-prefeito da cidade; o titular das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ex-secretário municipal de Saúde; além de outros integrantes do primeiro escalão.

Na conferência do PT em Brasília, em dezembro, o chefe do Executivo se dispôs a ser um “bom cabo eleitoral” e citou a conciliação entre partidos para maiores chances de candidatos eleitos, ao usar como exemplo a chapa dele com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do PSB, em 2022.

O presidente também provocou a militância petista a conquistar o eleitorado evangélico, o que repetiu em discurso uma semana depois. Em outro momento, Lula falou sobre cativar os jovens em evento com estudantes.


Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de assinatura de contrato para construção do 1o módulo do empreendimento Copa do Povo, do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no bairro de Itaquera. São Paulo Ricardo Stuckert / PR


Fiscalização de obras

O chefe do Planalto anunciou planos para viajar o país em 2024, após dedicar boa parte de 2023 à agenda internacional. Nos próximos 12 meses, está nos planos do presidente fiscalizar o trabalho interno, principalmente o andamento de obras financiadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo governo dele.

As viagens pelo Brasil deverão servir como aproximação do petista com prefeitos e governadores, tanto para reforçar laços já firmados quanto para fortalecer as relações com políticos de outros partidos.

Outra prioridade será checar como a verba de cada ministério é utilizada. Na reunião ministerial setorial de novembro, com titulares da infraestrutura, o chefe do Executivo cobrou que os ministros sejam “os melhores gastadores de dinheiro em obras de interesse do povo brasileiro”.

Discurso semelhante foi repetido durante a última reunião ministerial ampliada do ano, em 20 de dezembro. O petista cobrou dos chefes das pastas que o próximo ano seja marcado por menos lançamentos e mais entregas, com a conclusão de obras e inaugurações.

Agenda verde

Em 2024, Lula precisará aperfeiçoar a imagem do país para, em 2025, sediar a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP). Belém, no Pará, foi a capital escolhida para receber o evento, após Lula fazer campanha para que um território amazônico no Brasil seja palco da conferência.

Apesar da proposta de se consolidar como uma liderança verde na COP28, em Dubai, neste ano, a agenda brasileira acabou ofuscada pela confirmação, durante o evento, de que o Brasil havia aceitado o convite, feito pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), para se tornar um dos “aliados” do grupo, a partir de janeiro de 2024. O que gerou, na conferência, a “menção desonrosa” de Fóssil do Ano para o país.

Especialistas reunidos na conferência do clima apontaram que a adesão ao grupo de petroleiros lançou luz sobre as contradições da política ambiental brasileira. Durante o evento da ONU, o Brasil anunciou projetos ainda tímidos, a serem desenvolvidos até a conferência em Belém.

Apesar das turbulências na COP28, o evento foi encerrado com um compromisso histórico dos países signatários pela redução do uso de combustíveis fósseis. As fontes de energia não renováveis – carvão, petróleo e gás – são os principais vilões em termos globais de emissão de gases causadores do efeito estufa.

Para conseguir entregar resultados condizentes com o compromisso de manter o aumento da temperatura do planeta Terra a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, ao longo do próximo ano, o tema ainda precisa ser amplamente debatido no Brasil.

O país promete uma transição energética na tentativa de se tornar cada vez mais independente de carvão, gás e petróleo, no entanto, ainda precisa delimitar políticas mais assertivas e se desvencilhar de práticas tradicionais ligadas à exploração de petróleo, para tanto.

G20

Apesar de prometer novo foco nos assuntos internos, o presidente não abandonará a agenda internacional por completo. Até novembro de 2024, o país preside o Grupo dos Vinte, ou G20, e trabalha para garantir prioridade para os assuntos sociais dentro dos debates financeiros. Para tanto, terá como fio condutor três objetivos principais.

São eles: o combate à fome e às desigualdades; preservação e inovação ambiental; e maior engajamento de debates com a sociedade civil.

Em dezembro, o Palácio Itamaraty sediou as primeiras reuniões do G20, entre elas um encontro inédito entre as duas trilhas do bloco: a trilha de Sherpas – conduzida pelos representantes políticos dos líderes – e a de finanças. Pela primeira vez, a gestão brasileira promoveu um encontro de alinhamento entre as duas vertentes do bloco.

Os próximos encontros serão retomados a partir de janeiro. No total, a presidência brasileira do G20 vai organizar 74 reuniões técnicas e 25 encontros ministeriais, que culminarão com a cúpula dos líderes em 18 e 19 de novembro de 2024.






  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:































































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:










Nenhum comentário:

Postar um comentário