quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Cidade no Mato Grosso do Sul é a primeira do Brasil a receber vacinação em massa contra dengue


A cidade de Dourados, localizada a pouco mais de 200 km da capital Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, se tornou a primeira cidade do país a iniciar a vacinação em massa contra a dengue. O processo teve início nesta quarta-feira (3/1/24), às 10h, nos 35 postos de saúde espalhados pelo município.

Com uma população de 243.368 mil habitantes, a estimativa é imunizar 150 mil moradores entre 4 e 59 anos. A imunização está disponível para todos que comparecerem aos postos de saúde com documento de identificação e comprovante de residência em Dourados.

O município assumiu o protagonismo no planejamento e aplicação da vacina, seguindo um cronograma específico elaborado com base em pesquisas. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita com o laboratório japonês Takeda, responsável pelo desenvolvimento da vacina Qdenga. A colaboração permitiu que Dourados garantisse as primeiras doses do imunizante para realizar a vacinação em massa.

A Qdenga (TAK-003), disponibilizada para a população, é um imunizante de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Esta vacina, que já está disponível na rede privada há oito meses, se destaca por ser o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a Qdenga para a faixa etária de 4 a 60 anos. A vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença e pode ser administrada também em quem já teve a dengue.

Resultados de ensaios clínicos indicam que a Qdenga possui uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose, reduzindo as hospitalizações em 90%.

A ação em Dourados precede o início da vacinação em massa contra a dengue em outras partes do Brasil, previsto para fevereiro de 2024. No entanto, a imunização não será em larga escala inicialmente, abrangendo aproximadamente 3,1 milhões de pessoas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizará 6,2 milhões de doses ao longo de 2024, seguindo o cronograma estabelecido pelo fabricante, com entregas mensais de doses variadas até novembro.

Com informações do 247.






  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:































































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:










Nenhum comentário:

Postar um comentário