quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

MPRJ (ministério público do Rio de Janeiro) obtém sentença condenando Rio das Ostras a recuperar áreas de mangue nas margens do rio que corta a cidade


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Macaé, obteve sentença na Justiça condenando o Município de Rio das Ostras a recuperar as áreas de mangue degradadas ao longo da margem do rio que corta a cidade, nas localidades Guaiamum e Ilha, bem como preservar os pontos ainda conservados. O Juízo da II Vara de Rio das Ostras também determinou que o Município de Casimiro de Abreu pague metade do valor que será gasto para cumprir as obrigações, uma vez que Rio das Ostras se emancipou apenas em 1992.



O Juízo destacou que devem ser revigoradas as áreas passíveis de recuperação, limpando resíduos, encontrando e fechando tubulações que despejam esgoto e enriquecendo o local com o plantio de espécies nativa. Onde a flora foi suprimida, deve se promover o replantio. A decisão também impõe o dever de dar continuidade à tarefa de fiscalização com mais eficiência e efetividade.



A ação do MPRJ demonstrou que os réus foram omissos em proteger o manguezal ao longo dos anos, deixando com que dos bairros se instalassem, apesar dos esforços dos órgãos ambientais. Laudo pericial apontou que a supressão do mangue se iniciou nos anos 1980 e perdurou por todos os anos 1990, ou seja, a degradação também ocorreu quando o Município de Rio das Ostras já estava emancipado de Casimiro de Abreu.






  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:


















































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:









Nenhum comentário:

Postar um comentário