quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Banco Central reduz taxa de juros para 11,25%, menor nível registrado desde março de 2022

Copom indica que ritmo de queda será mantido nas próximas reuniões, nos encontros de março e maio

O Banco Central reduziu a Taxa Selic em 0,5 ponto percentual na noite desta quarta-feira, para 11,25%, o menor patamar de juros desde março de 2022. Com a decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) indicou que o ritmo de queda será mantido nas “próximas reuniões”, o que inclui mais duas reduções de meio ponto nos encontros de março e maio.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, diz o texto.

A decisão de cortar os juros em meio ponto hoje já havia sido sinalizada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na última reunião do ano passado e era amplamente esperada pelo mercado.

Esta foi a quinta redução consecutiva da taxa, que começou a cair na reunião de agosto de 2023, depois de permanecer por quase um ano em 13,75%, ou oito reuniões consecutivas.

Esse patamar elevado de juros foi alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. A redução em doses de meio ponto também tem sido motivo de reclamação por parte de integrantes do governo, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A reunião desta quarta-feira foi a primeira com os dois novos diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado. Paulo Picchetti assumiu a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos​ e Rodrigo Alves Teixeira, a diretoria de Administração. Com isso, Lula já tem quatro dos nove diretores do BC. Além deles, o presidente já indicou Gabriel Galípolo, para a diretoria da Política Monetária, e Ailton De Aquino Santos, para Fiscalização.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2023 com alta acumulada de 4,62%, dentro do intervalo da meta da inflação, que era de 3,25%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

As projeções de inflação medidas pelo Boletim Focus, que coleta estimativas do mercado financeiro, estão em 3,81% para 2024, e 3,5% nos próximos anos. A meta é de 3%, com intervalo de 1,5 ponto. Embora esteja na tolerância, os números se mantêm acima do centro, por isso, o BC tem receio de acelerar o ritmo de cortes para 0,75 ponto, como deseja o governo Lula e integrantes da equipe econômica.

Outro ponto de preocupação do Banco Central é o risco de crescimento dos empréstimos subsidiados via BNDES, que poderiam diminuir os efeitos da política monetária. Quanto maior o volume de recursos subsidiados, no chamado “crédito direcionado”, maior também precisa ser a taxa de juros do chamado “crédito livre”, para se conseguir conter a alta da inflação.

Na última semana, o governo anunciou um plano de incentivo à indústria. Embora a maior parte dos recursos tenha como referência taxas de mercado, o projeto aumentou o medo de que isso represente uma volta ao crédito subsidiado que vigorou durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

Também nesta quarta-feira, o Fed, banco central americano, optou por manter a taxa básica de juros dentro do intervalor entre 5,25% e 5,5%. A manutenção era consenso entre os analistas de mercado.

Os juros americanos exercem papel central para a economia mundial. Por ser a maior economia do mundo, com baixo risco fiscal, por ser o país detentor do dólar, os juros altos por lá tendem a atrair investidores, provocando desvalorização de moeda de países mais arriscados, como o Brasil.

Por isso, se o Fed corta juros, o BC brasileiro pode acelerar o ritmo de cortes por aqui, para 0,75 ponto por reunião, sem se preocupar com o que os economistas chamam de “diferencial de juros” entre os dois países.

O Copom brasileiro disse que não acredita ser apropriado reduzir o intervalo da taxa de juros até ganhar mais confiança de que a inflação está convergindo para a meta de 2%. As próximas decisões dependem da análise de dados macroeconômicos.

Com informações de O Globo.






  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:


















































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:










Nenhum comentário:

Postar um comentário