terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Covid: cientistas identificam novo sintoma relacionado à variante JN.1

A variante JN.1 foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante “de interesse” pela fácil transmissão

A dispersão da variante JN.1 do coronavírus pelo mundo tem sido observada com atenção por epidemiologistas. A lista de sintomas da infecção viral sofreu algumas mudanças nos últimos quatro anos, e a nova cepa mudou um pouco os sinais principais da infecção.

A perda do olfato e do paladar, que já foram consideradas as manifestações mais marcantes da doença, por exemplo, hoje aparecem em apenas uma pequena parcela dos pacientes.

Em um relatório publicado em 21 de dezembro, cientistas do Instituto Nacional de Estatísticas Britânico listaram os oito sintomas mais comuns relatados por pacientes infectados com a variante JN.1, também conhecida como Pirola, na Inglaterra e Escócia. O documento foi produzido com dados da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês).

O aparecimento de um novo sintoma chamou a atenção dos pesquisadores. Cerca de 10% dos pacientes com Covid-19 relataram ansiedade, preocupação excessiva ou dificuldade para dormir após a infecção. Os voluntários tiveram a doença entre o começo de novembro e dezembro.

O sintoma mais comum de infecção pela variante JN.1 continua sendo a coriza, com 31% dos pacientes relatando o problema, seguido pela tosse (22,9%) e dor de cabeça (20,1%).


Os 8 sintomas mais comuns da Covid-19 atualmente

  1. Coriza (31,1%);
  2. Tosse (22,9%);
  3. Dor de cabeça (20,1%);
  4. Fraqueza ou cansaço (19,6%);
  5. Dor muscular (15,8%);
  6. Dor de garganta (13,2%);
  7. Problemas para dormir (10,8%);
  8. Preocupação ou ansiedade (10,5%).

Variante de interesse

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a JN.1 como uma variante “de interesse” em 19 de dezembro ao observar a sua rápida transmissão. Apesar do status, a entidade considera que ela não representa grande risco à saúde pública.

A JN.1 foi encontrada em vários países, entre eles os Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia. Em 28 de dezembro, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou a primeira infecção pela nova linhagem do vírus no estado. A pessoa infectada é uma mulher de 49 anos, moradora do Recife.






  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:































































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:










Nenhum comentário:

Postar um comentário