terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Dengue avança no país: 217 mil casos foram registrados, apenas em janeiro; o triplo em relação ao ano passado

O ministério atribui o aumento de casos a fatores como o calor excessivo e as chuvas intensas, que podem ser efeitos do fenômeno climático El Niño, e ao ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no país

O Brasil enfrenta uma explosão de casos de dengue neste início de 2024. Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 217 mil casos nas quatro primeiras semanas do ano, um número três vezes maior do que o mesmo período em 2023, quando houve 65.366 notificações. A doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já causou 15 mortes neste ano e outras 149 estão sendo investigadas. Em 2023, foram 41 óbitos confirmados.

O ministério atribui o aumento de casos a fatores como o calor excessivo e as chuvas intensas, que podem ser efeitos do fenômeno climático El Niño, e ao ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no país. Esses sorotipos podem causar formas mais graves da doença, que é considerada a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil.

O infectologista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor do livro “A história das epidemias”, explicou ao podcast “O Assunto” que as epidemias de dengue são cíclicas e dependem de vários fatores, como a temperatura, a chuva e a circulação dos tipos do vírus. Ele alertou que o cenário pode piorar nos próximos meses, pois o pico das epidemias costuma ocorrer no final de março e começo de abril. Ele recomendou que a população se proteja do mosquito e elimine os possíveis criadouros.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a ministra, Nísia Trindade, disse que o novo imunizante iria começar a ser aplicado em fevereiro deste ano.

Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou a lista das cidades que vão receber o imunizante. Ao todo, foram incluídos cerca de 500 municípios em 16 estados .

Com poucas doses disponíveis, o governo definiu um público-alvo para ser vacinado: adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o ministério, eles estão entre o público com maior número de internações pela doença.

Foram incluídos os municípios de grande porte — que são aqueles com mais de 100 mil habitantes — e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. Cidades próximas também estão na lista, no que o governo chama de “regiões de saúde”.

Com informações do g1






  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:


















































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:









Nenhum comentário:

Postar um comentário