terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Presidente de Comissão da Alerj (ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) pede esclarecimentos sobre saídas temporárias de presidiários no Rio de Janeiro

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Márcio Gualberto (PL), encaminhou um ofício à secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), nesta terça-feira (02/01/2024), solicitando informações sobre as saídas temporárias de presidiários do sistema carcerário do estado.

A medida veio após a divulgação de informações de que 255 detentos – autorizados a deixar as cadeias pelo benefício da Visita Periódica ao Lar (VPL), também conhecido como “saidão de Natal” – não retornaram às unidades prisionais até o último dia 30/12/2023, quando expirou o prazo.

Todos agora são considerados foragidos. Entre eles, dois já foram chefes de grandes facções no Rio: Saulo Cristiano Oliviera Dias, o SL, do Complexo do Chapadão, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden, que comandou o tráfico no morro Dona Marta, em Botafogo.

O benefício é previsto no art. 122, da Lei Nº 7.210/1984, Lei de Execução Penal, que determina que os presos que preencherem os requisitos necessários têm o direito de gozar a VPL em épocas comemorativas, como as festas de final de ano. Segundo a secretaria, este ano 1.785 presos foram beneficiados. Os detentos deixaram a cadeia no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, para celebrarem o feriado com as famílias.

Ao todo, uma lista de 14 perguntas foi enviada à pasta, solicitando informações sobre quais os crimes foram imputados aos presos que receberam o benefício; quais facções criminosas eles pertenciam e que papel desempenhavam; quantos deles usava tornozeleira eletrônica; qual a periculosidade de cada um; e quantos já foram recapturados. Gualberto, que um crítico desse benefício, direcionou o documento a secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel.

“Nosso objetivo é o de cooperar, de trabalhar juntos com a Secretaria e, neste sentido, acreditamos que essas informações podem ajudar, e muito, nos estudos e demais ações previstas, regimentalmente, realizadas pela Comissão de Segurança Pública, para que esse problema, que já acontece há anos, não volte mais a se repetir”, declarou Márcio Gualberto. E concluiu:

“Faço isso, não somente na condição de presidente desta Comissão, mas principalmente na de cidadão fluminense”.

 






  EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:































































APOIO CULTURAL! ESTES SÃO OS GRANDES INFLUENCIADORES E COLABORADORES DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:










Nenhum comentário:

Postar um comentário