"Viação 1001 condenada por crime ambiental em Campos!"
|
A Auto Viação 1001 foi condenada pela Justiça Federal ao pagamento de 40 salários mínimos por crime ambiental. A multa foi aplicada após denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em Campos de que a empresa estaria descartando água com resíduo de óleo nas galerias fluviais, após a lavagem dos veículos em sua garagem, no parque Santo Amaro.
Através da assessoria de imprensa, a 1001 informou que "segue toda a legislação ambiental vigente, mas preferiu não recorrer da atual decisão por se tratar de uma autuação passada e já reparada com a construção de uma estação elevatória".
Outra exigência feita pela Justiça Federa é a de que a empresa passe por um período de prova de dois anos, que vem a ser o tempo que o réu fica obrigado a comparecer mensalmente à Vara Federal para comprovar que se encontra na comarca e justificar suas atividades.
Em 2001, a empresa foi autuada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por emitir afluentes líquidos sem licença da autoridade competente. Na autuação, à época, foi pedido que a atividade fosse suspensa para a devida regularização. Dez anos depois, em 2011, a fiscalização do órgão federal constatou que a Auto Viação 1001 continuava com a emissão de resíduos, causando danos ao meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário