sexta-feira, 19 de junho de 2015

"PF prende presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez! Deflagrada na manhã desta sexta-feira, a 14ª fase da Operação Lava Jato cumpre 59 mandados judiciais em quatro estados."


  • (O dono e presidente da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo, estão entre os presos na 14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal.)
           Marcelo Odebrecht foi preso em casa, em São Paulo, e será levado por agentes da PF para Curitiba, no Paraná. Ao todo, estão sendo cumpridos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, 59 mandados judiciais, sendo 38 mandados de busca e apreensão, nove mandados de condução coercitiva, oito mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária. 
            A 14ª fase da operação é denominada Erga Omnes – expressão latina usada no meio jurídico para indicar que efeitos de algum ato ou lei atingem todos os indivíduos. O nome é uma referência ao fato de as investigações terem atingido agora as duas maiores empreiteiras do País, que até então, não haviam sido alvos da Lava Jato.
             A Odebrecht emitiu um comunicado confirmando a operação da PF em seus escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. "A CNO [Construtora Norberto Odebrecht] entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação Lava Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações", diz a empresa em nota.
              Também em nota, a Andrade Gutierrez disse estar prestando “todo o apoio necessário” aos seus executivos presos. “A empresa informa ainda que está colaborando com as investigações no intuito de que todos os assuntos em pauta sejam esclarecidos o mais rapidamente possível. A Andrade Gutierrez reitera, como vem fazendo desde o início das investigações, que não tem ou teve qualquer relação com os fatos investigados pela Operação Lava Jato e espera poder esclarecer todos os questionamentos da Justiça o quanto antes”, diz nota da empreiteira.
              A Lava Jato investiga esquema de corrupção na Petrobras, em que representantes de empreiteiras pagavam propina a políticos e diretores da estatal com a finalidade de firmar contratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário