sábado, 20 de junho de 2015

"MPF fiscaliza Hospital dos Plantadores de Cana!"


                 Depois de ter vistoriado outras unidades de saúde em Campos, como os hospitais Ferreira Machado (HFM), Geral de Guarus (HGG) e a Santa Casa de Misericórdia, o Ministério Público Federal (MPF) inspecionou, na tarde da quinta-feira (18/06/2015), o Plantadores de Cana (HPC). Três agentes, acompanhados pela assistente social do hospital, Carla Beatriz Porto, percorreram diversas instalações. Recentemente, as inspeções realizadas em outras unidades, a pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, foi aberta uma ação pelo juiz da 1ª Vara Cível de Campos,                     Ralph Machado Manhães Júnior, que obriga o município a apresentar documentos que comprovem a regularidade do repasse de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do complemento municipal para as unidades hospitalares conveniadas.
                  Os agentes iniciaram a inspeção pelo Departamento Pessoal, onde foram informados que, apenas um médico do Plantadores de Cana bate o ponto eletrônico, enquanto os demais trabalham através de empresas. Já o contador da unidade, passou para os agentes informações relativas a salários.
                  Quanto ao ambulatório, a escala de médicos, exigida por lei, não foi encontrada, mas minutos após  advertência, funcionários fizeram a fixação. Já na farmácia, o farmacêutico responsável não foi encontrado, estando no local apenas uma técnica em farmácia e um estoquista. Os produtos que constavam no sistema do estoque seriam diferentes do que foi encontrado pelos agentes.                   O diretor do HPC, Adelcir Barreto, informou que, o sistema de estoque de remédios é novo e, segundo ele, ainda está em fase de implantação.
                  Na maternidade do hospital, foi constatada a presença apenas de uma das três médicas do setor, além de duas residentes. A assistente social informou que “um médico está de férias e outro, de licença maternidade". Uma das residentes disse que “não há mais lugar no setor e muitas mulheres, em trabalho de parto, aguardam atendimento em cadeiras”. Um dos agentes do MPF perguntou a uma paciente sobre o atendimento, ela classificou como bom. Já nos quartos do setor de Tratamento                              Clínico da maternidade, infiltrações e camas enferrujadas foram encontradas, além de rachaduras em diversas partes da unidade.
                   Durante inspeção do MPF na parte externa do HPC, sacos com produtos descartáveis e uniformes já utilizados foram encontrados. De acordo com a responsável pelo setor, Rosa Aurélia, o material descartável é recolhido no período da tarde e os uniformes três vezes por dia, através de empresas especializadas.
                   O Hospital Plantadores de Cana (HPC) esclarece, através de nota, que está sendo implantado um novo sistema para controle do estoque da farmácia. O “Soul MV” é considerado o melhor da América Latina que permite total controle, com maior eficiência. 
                   A direção informa ainda que o HPC tem em seu quadro 67 médicos registrados. Quanto à falta de médicos, a atual administração reconhece que existe uma carência de profissionais nas áreas de obstetrícia e pediatria em todo o país. "O hospital é uma maternidade "porta aberta" e vaga certa, conforme determina o Ministério da Saúde. Com isso, nenhuma gestante vai ser transferida por falta de vaga.
                   O HPC realiza por mês 20 mil atendimentos, entre consultas, exames, pequenas cirurgias e partos, sendo referência em gravidez de alto risco, além de realizar por mês 900 internações. Desde que a nova direção assumiu o HPC, o hospital vem passando por reformas, como modernização de equipamentos e novas UTIs adulto e Neonatal", finalizou a nota.

Hospital dos Plantadores de Cana 3MPF Plantadores
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário