terça-feira, 20 de outubro de 2015

"Adeus à limpeza de pele e ao creme no nariz: as dicas de beleza do expert Philippe Allouche!"

                     Médico à frente da Biologique Recherche fala sobre suas teorias para a pele e sobre os tratamentos e produtos da marca que   chegaram ao Rio.
                      Esqueça a limpeza de pele, o retinol, os lasers e até a toxina botulínica. Substitua-os por leite de limpeza, um tônico poderoso, máscaras e cremes, além de séruns à base de componentes como placenta, colostro e O2, aliados a massagens faciais potentes. Essa é a receita em que a Biologique Recherche — marca francesa conhecida como a Hermès do skincare — aposta para os cuidados com o rosto.
                       A analogia com a grife não é à toa. Apesar do passo a passo de tratamento aparentemente corriqueiro, a marca, que acaba de chegar ao Rio, aposta num alto nível de personalização para conquistar sua clientela, que inclui nomes como Madonna, Sharon Stone, Brad Pitt e Linda Evangelista.
                       As pessoas costumam escolher um produto para o que acreditam que seja seu tipo de pele, se seca ou oleosa... Essa abordagem é equivocada porque, além de a classificação variar nas diferentes partes do rosto, a pele, como o corpo, muda a cada segundo sob influência do ambiente e do estresse. Por isso, trabalhamos com o conceito de “instante da pele” e treinamos nossos terapeutas para identificar o que ela precisa naquele momento — afirma o médico Philippe Allouche, filho dos fundadores e um dos nomes à frente da Biologique Recherche.
                        Antes de querer corrigir rugas, acne ou flacidez, defende ele, é preciso buscar o “equilíbrio” da pele. E não pense que esta é uma façanha imediata:
                        Nossa proposta é mais progressiva, mais adaptada à fisiologia — explica o médico.
Chefe de Criação e Inovação da Biologique Recherche, Philippe defende teorias nada convencionais para a rotina de beleza. Ele condena veementemente, por exemplo, a limpeza de pele e a exposição do rosto ao vapor:
                         É um desafio mudar esse costume, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos, onde é muito difundido. Mas se você abre os poros para fazer uma limpeza, como espera fechá-los?
Em vez de extrair, ele propõe uma combinação da máscara Vivant com bicarbonato de sódio, capaz de dissolver os cravos, além do uso de produtos como a loção P50T, o tônico que é o carro-chefe da marca.
                         As erupções na pele são só a ponta do iceberg. Não adianta retirá-las e não tratar porque elas voltarão — afirma ele.
Philippe reprova o uso de cremes no nariz, especialmente depois dos 40 anos. Cremes ajudam a dilatar os poros, acredita o francês, que recomenda produtos à base de água e esfoliantes.
E o que é bom para a pele, além dos tratamentos e produtos da marca?
                         Sexo. A relação entre a mente e a epiderme é muito clara porque elas vêm da mesma parte no embrião. E provavelmente é ainda melhor para as mulheres porque, além da liberação da endorfina, há produção do estrogênio — explica.
A dose ideal?
— Todo dia — brinca ele.

                        A abordagem estilo holística é um dos preceitos da marca, criada nos anos 1970 por um bioquímico e uma fisioterapeuta, pais de Philippe. Mas não espere fragrâncias espetaculares nos produtos. Os aromas são basicamente dos próprios insumos. No tratamento que fiz, um dos cremes me remeteu ao molho shoyu. Mas a pele ficou, de fato, reluzente.
                        No Rio, os produtos e tratamentos da Biologique Recherche são exclusividade do spa do Copacabana Palace. Em São Paulo, eles estão no Kennzur.

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