Médico à frente da Biologique Recherche fala sobre suas
teorias para a pele e sobre os tratamentos e produtos da marca que chegaram ao Rio.
Esqueça a limpeza de pele, o retinol, os lasers e até
a toxina botulínica. Substitua-os por leite de limpeza, um tônico poderoso,
máscaras e cremes, além de séruns à base de componentes como placenta, colostro
e O2, aliados a massagens faciais potentes. Essa é a receita em que a
Biologique Recherche — marca francesa conhecida como a Hermès do skincare —
aposta para os cuidados com o rosto.
A analogia com a grife não é à toa. Apesar do passo a passo
de tratamento aparentemente corriqueiro, a marca, que acaba de chegar ao Rio,
aposta num alto nível de personalização para conquistar sua clientela, que
inclui nomes como Madonna, Sharon Stone, Brad Pitt e Linda Evangelista.
As pessoas costumam escolher um produto para o que
acreditam que seja seu tipo de pele, se seca ou oleosa... Essa abordagem é
equivocada porque, além de a classificação variar nas diferentes partes do
rosto, a pele, como o corpo, muda a cada segundo sob influência do ambiente e
do estresse. Por isso, trabalhamos com o conceito de “instante da pele” e
treinamos nossos terapeutas para identificar o que ela precisa naquele momento
— afirma o médico Philippe Allouche, filho dos fundadores e um dos nomes à
frente da Biologique Recherche.
Antes de querer corrigir rugas, acne ou flacidez, defende
ele, é preciso buscar o “equilíbrio” da pele. E não pense que esta é uma
façanha imediata:
Nossa proposta é mais progressiva, mais adaptada à
fisiologia — explica o médico.
Chefe de Criação e Inovação da Biologique Recherche,
Philippe defende teorias nada convencionais para a rotina de beleza. Ele
condena veementemente, por exemplo, a limpeza de pele e a exposição do rosto ao
vapor:
É um desafio mudar esse costume, especialmente no Brasil e
nos Estados Unidos, onde é muito difundido. Mas se você abre os poros para
fazer uma limpeza, como espera fechá-los?
Em vez de extrair, ele propõe uma combinação da máscara
Vivant com bicarbonato de sódio, capaz de dissolver os cravos, além do uso de
produtos como a loção P50T, o tônico que é o carro-chefe da marca.
As erupções na pele são só a ponta do iceberg. Não adianta
retirá-las e não tratar porque elas voltarão — afirma ele.
Philippe reprova o uso de cremes no nariz, especialmente
depois dos 40 anos. Cremes ajudam a dilatar os poros, acredita o francês, que
recomenda produtos à base de água e esfoliantes.
E o que é bom para a pele, além dos tratamentos e produtos
da marca?
Sexo. A relação entre a mente e a epiderme é muito clara
porque elas vêm da mesma parte no embrião. E provavelmente é ainda melhor para
as mulheres porque, além da liberação da endorfina, há produção do estrogênio —
explica.
A dose ideal?
— Todo dia — brinca ele.
A abordagem estilo holística é um dos preceitos da marca,
criada nos anos 1970 por um bioquímico e uma fisioterapeuta, pais de Philippe.
Mas não espere fragrâncias espetaculares nos produtos. Os aromas são
basicamente dos próprios insumos. No tratamento que fiz, um dos cremes me
remeteu ao molho shoyu. Mas a pele ficou, de fato, reluzente.
No Rio, os produtos e tratamentos da Biologique Recherche
são exclusividade do spa do Copacabana Palace. Em São Paulo, eles estão no
Kennzur.
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