terça-feira, 23 de abril de 2013

IMCOPETÊNCIA !


   O Estado do Rio perdeu o estaleiro coreano Jurong, que não virá para o Complexo do Açu, em São João da Barra, mas para o município de Aracruz, no Espírito Santo, porque o governo estadual não apresentou garantias da infraestrutura necessária para o empreendimento. A afirmação é do deputado federal Anthony Garotinho (PR), que classificou o governo Sérgio Cabral (PMDB) de inoperante e incompetente na queda de braço com os capixabas. Cabral ainda não se posicionou em relação às declarações do parlamentar. “Não vou entrar no mérito da suposta tentativa de pessoas do Governo Federal para convencer os coreanos do Estaleiro Jurong a se instalarem no Rio para ajudar os negócios de Eike Batista. Existe uma questão de fundo que precisa ser colocada. O Jurong pensou em se instalar no Complexo do Açu, mas acabou preferindo o Espírito Santo. Isso aconteceu porque o Governo Cabral não apresentou garantias da infraestrutura necessária para o empreendimento”, ressaltou Garotinho em seu blog.  O deputado reforça sua linha de argumentação da mudança de endereço do estaleiro para o litoral capixaba. Além da debandada dos coreanos, segundo o ex-governador, outros antecedentes levaram outros grupos e empreendedores estrangeiros a não investirem no Açu.

   O líder do PR vai além. “Quando os coreanos tomaram conhecimento dos problemas de infraestrutura no Açu, além de questionamentos jurídicos sobre as desapropriações e questões ambientais, tomaram o rumo do Espírito Santo. Pelo mesmo motivo uma siderúrgica chinesa também desistiu do Porto do Açu. Eike perdeu nessa, mas o Estado do Rio perdeu seis mil empregos e investimentos, tudo por conta da inoperância e da incompetência do governo Cabral”, acrescentou Garotinho.  Em março, antes da consolidação da implantação do projeto no Espírito Santo, a imprensa capixaba repercutiu declarações de políticos do Estado do Rio dando conta de que o embaixador Luís Fernando Serra, em Cingapura, teria usado o nome dos ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, para transferir o projeto do estaleiro Jurong para o Açu, a fim de atender aos interesses do empresário Eike Batista. Um representante do estaleiro teria feito a revelação ao próprio governador capixaba, Renato Casagrande (PSB).
  Estimado no valor de R$ 500 milhões, o projeto do estaleiro coreano tem previsão de geração de cerca de seis mil empregos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário