Parece que a cassação de Beto Azevedo na Câmara de São Francisco de Itabapoana por infração político administrativa não colocou um ponto final no conturbado cenário político. Frederico Barbosa Lemos assumiu a prefeitura querendo por fim à famigerada instabilidade que vive o município. Entretanto, fontes do blog confirmam que são fortes os rumores sobre a possibilidade de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) realizar um julgamento que pode mexer novamente com o comando do município. O atual prefeito Frederico, que se elegeu vice em 2008 na chapa com Beto Azevedo, mas desde 2010 não faz parte do grupo político do ex-prefeito, está no cargo sustentado pela mesma liminar concedida pelo TRE-RJ que mantinha Beto no Executivo desde setembro de 2011. O município pode até ter um novo prefeito antes mesmo das eleições.
Entenda o caso - Em 2009 Beto Azevedo foi cassado pelo Juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Ele recorreu e conseguiu provar no TRE-RJ que houve cerceamento do direito de defesa. O processo voltou à primeira instância para as partes apresentarem defesa, sendo que o juiz da comarca de São Francisco de Itabapoana proferiu nova sentença em setembro de 2011, e mais uma vez cassou Beto. Foi aí que Beto passou a administrar o município com uma liminar concedida pelo TRE-RJ com efeito suspensivo, até o julgamento do mérito. É esse julgamento que pode ocorrer.
Caso o TRE mantenha a decisão do juiz Leonardo Cajueiro, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara, vereador Florentino Cerqueira, o Tininho. Todavia caberia ainda recurso a Frederico.
TRE não confirma inclusão em pauta – Apesar dos rumores de um possível julgamento, a Assessoria de Comunicação do TRE-RJ disse não haver nada relacionado ao tema na pauta para a próxima sessão ordinária, na quinta-feira (31/05).
Nenhum comentário:
Postar um comentário