terça-feira, 21 de abril de 2015

"Blecautes e piques de energia deixam Ampla na 'boca do povo'."


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       Ocupando a posição de pior concessionária da Região Sudeste e a quinta no país, a Ampla tem causado "dor de cabeça" aos consumidores de Campos.  Na avaliação dos clientes da concessionária, o serviço é considerado péssimo, principalmente mediante aos últimos reajustes nas contas de energia elétrica. No Procon de Campos dos Goytacazes a Ampla é a terceira colocada no ranking de reclamações. O problema será alvo de uma ação conjunta das câmaras de municípios da região.

         No Centro da cidade, assim como nas avenidas José Alves de Azevedo (Beira Valão) e Pelinca, a falta de energia já se tornou um incômodo constante. Na quinta-feira (16) o apagão causou transtorno aos comerciantes, que tiveram de fechar as lojas e dispensar funcionários mais cedo. Em março, em duas segundas-feiras consecutivas, dias 23 e 30, o problema também foi registrado na área central.
         No Procon, órgão de Defesa do Consumidor, até o dia 15 de abril deste ano, foram registradas 284 reclamações contra a Ampla, sendo os principais assuntos: interrupção do serviço, corte indevido, recusa/demora na instalação do serviço e cobrança indevida ou não autorizada. No ano passado foram 1.114 reclamações. A orientação do órgão é que em casos de "apagão" que gere danos, o consumidor deve entrar em contato com a Ampla e registrar a reclamação no Procon e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reguladora do serviço no país.
          Por meio de nota, a assessoria da Ampla informou que "está investindo na qualidade do serviço em toda sua área de concessão, substituindo a rede comum por rede compacta (mais resistente a vendavais e ao contato da vegetação e pipas), instalando chaves fusíveis visando a reduzir o impacto de possíveis interrupções". Além disso, informou ainda que "responde a todas as solicitações do Procon por telefone ou por meio de elaboração de defesa escrita, além de comparecer às audiências de conciliação agendadas".
No país - Em março, de acordo com pesquisa divulgada pela Aneel sobre qualidade do serviço prestado, a Ampla foi considerada a pior da Região Sudeste e a quinta pior do ramo no país. Disputando com outras 35 distribuidoras, a Ampla ficou na 32ª posição do ranking de qualidade. O levantamento avaliou as empresas no período de janeiro a dezembro de 2014. Em resposta, a Ampla informou que aumentou em 22,2% os investimentos no ano passado.

         Com o objetivo de pressionar a concessionária para melhorar a qualidade na prestação do serviço, vereadores de Campos, Cardoso Moreira, São João da Barra (SJB) e São Francisco de Itabapoana (SFI) irão protocolar na Justiça uma ação conjunta. O compromisso foi firmado na última semana durante uma audiência regional na Câmara de SJB, onde foram apresentadas estatísticas e casos de consumidores e empresas prejudicados.

            De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Campos, Edson Batista, os Procons de cada município estão fazendo um levantamento sobre o número de queixas e multas aplicadas. "O relatório final também será enviado à Aneel e aos deputados estaduais da região para que sejam cobradas as responsabilidades do Governo do Estado. A Ampla deixa muito a desejar e acredito que com este documento o serviço se torne mais eficiente", observou.

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