quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

"O tenente-coronel Marco Aurélio Pires Louzada, é o novo comandante do 8° BPM/Campos!"


                    O 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), realizou na tarde desta terça-feira (12/01/2016) uma solenidade de protocolo de entrega, onde a tenente-coronel Marcelo Freiman passou o comando da unidade para o tenente-coronel Marco Aurélio Pires Louzada. O evento, que teve início às 14h, aconteceu na sede do batalhão, na rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), no Centro de Campos dos Goytacazes.


                      O representante do Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar do Estado do Rio Lucio Baracho, comandante do 6º CPA, esteve presente na troca de comando.
                      Desde que assumiu o comando no dia 02 de dezembro de 2014, Freiman desenvolveu uma série de ações, sobretudo nas áreas de atuação de traficantes de drogas, colocando atrás das grades diversos criminosos. Ele conseguiu mobilizar diversas entidades como OAB, CDL e MP para um trabalho de conscientização da comunidade no tocante a importância do fornecimento de informações para que a polícia pudesse elucidar os crimes ocorridos no município. Além disso, aproximou a PM dos órgãos de imprensa, dinamizando a forma de comunicação com a sociedade campista.



                         Freiman foi transferido para o Departamento Geral de Pessoal da PM. O novo comandante Louzada, já foi subcomandante da Academia de Polícia Militar Dom João VI (na Zona Oeste da capital do Rio) e deixa o Comando de Policiamento Especializado (CPE) para assumir o 8° BPM.
                        Além de Campos, o 8° BPM é responsável pela segurança em São Fidélis, com a 4ª Cia, São Francisco de Itabapoana, com a 3ª Cia e São João da Barra, 5ª Cia.
                        O comandante Freiman se mostrou muito emocionado durante apresentação da Oficina de Música do 8° BPM e na cantoria do grupo.
                        Também haverá troca de comando no 29° BPM de Itaperuna, que é responsável pela atuação na área do Noroeste Fluminense. O tenente coronel Sylvio Guerra deixa o comando para o tenente coronel João Carlos assumir.

Troca de comando da PM do Rio:

                       O coronel Edison Duarte dos Santos Junior tomou posse do comando-geral da Polícia Militar do Rio na segunda-feira (4/1/16). A cerimônia foi realizada na sede do Batalhão de Choque da PM, no Estácio, e contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão e do secretário de Segurança José Mariano Beltrame. De acordo com o governo do estado, a troca já era programada.
                      O ex-comandante, coronel Alberto Pinheiro Neto, em seu discurso para empossar o coronel Edison, disse que o desafio agora é modernizar a polícia militar de forma “inteligente, original, econômica, buscando a melhor forma de organização”.


Confira a nota de despedida do comandante Marcelo Freiman:

Hoje é dia de despedida!

                       Mas esta despedida não deve ser triste porque não foi tempo de tristeza, mas sim de muito trabalho, amizade, integração, cooperação, realizações e porque não sucesso.

Mas o que é o sucesso?

                       Sucesso para Ralph Wando Emerson é “rir muito com frequência, ganhar o respeito das pessoas inteligentes, o afeto das crianças e suportar a traição dos falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros, deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu”.
                         Isso é ter sucesso! E resume parte de um trabalho realizado no ano de 2015 na administração do 8º BPM.

Então, tive a honra de assumir o Comando desta Unidade no dia 02 de dezembro de 2014, de forma bastante conturbada, ou seja, notícia inesperada, assunção um tanto atropelada, além do fato da resistência a saída do meu antecessor por parte da sociedade civil organizada e da imprensa. O que tornou ainda maior o desafio.


Mas isso já é passado!

                         Em pouco tempo tudo isso foi superado, esclarecimentos em audiência pública, entrevistas e notas a imprensa, trabalho árduo de planejamento e os resultados foram convencendo e sedimentando uma nova forma de administrar.
                         Iniciamos o trabalho com um diagnóstico minucioso da violência na região através da análise criminal, objetivando atuar em consonância com a política da Secretária de Estado de Segurança visando a redução dos indicadores de criminalidade e
promovendo uma política de proximidade com a sociedade e seguindo a doutrina do Comando Geral da PMERJ.

                       Como resultado deste diagnóstico realizado de forma técnica através da análise criminal, criamos uma rotina diária de avaliação de todos os fatos criminosos ocorridos a cada 24h. Isso nos proporcionava a oportunidade de atualizar o planejamento operacional de forma mais rápida e precisa buscando resultados que até nos surpreenderam.
                       Mas temos a certeza que nenhum planejamento tem frutos sem o comprometimento daquele que executa a missão na ponta da linha e aí eu reputo o maior êxito de todos os resultados, a essa valorosa tropa que compõe o efetivo do 8º BPM – Campos dos Goitacazes.
                        Ainda me lembro da primeira reunião geral onde me preocupei em chamar atenção do efetivo quanto aos problemas a serem enfrentados e a necessidade do comprometimento com missão. Contudo, em contrapartida, me surpreendi nas reuniões posteriores com a atenção e o entusiasmo com que efetivo observava atentamente as lâminas da apresentação com resultados parciais, gráficos, tabelas, mapas e até manifestações espontâneas de contribuições importantes daqueles que vivenciam a realidade das ruas todos os dias, demonstrando grande interesse em mudar aquelas realidades.
                        Coroamos o final do primeiro semestre de 2015 de forma extraordinária e até certo ponto inesperada, com reduções históricas dos indicadores de criminalidade como por exemplo reduzindo 33% a LETALIDADE VIOLENTA em relação a meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Segurança, isto significou que 49 cidadãos deixaram de ser vitimados e esse número se torna ainda maior comparado a 2014, chegando a 59 pessoas. Isso representa para Campos dos Goytacazes, onde há uma incidência média de 90% da letalidade violenta em relação a toda área do Batalhão, uma taxa de 16,2 % de homicídios por 100 mil habitantes no primeiro semestre de 2015, ressaltando que foi a menor taxa obtida comparada em anos anteriores até 2003 (pois não tínhamos dados para comparar à anos anteriores).
                       Reduzimos ainda em 43% o ROUBO DE VEÍCULOS e 33% o ROUBO DE RUA, o que nos levou a premiação inédita de primeira colocação nos Sistema Integrado de Metas da Secretaria de Estado de Segurança no primeiro semestre de 2015.
                       Mas seguimos a diante, continuamos o nosso trabalho, apesar das metas mais apertadas para o segundo semestre e assim permanecemos reduzindo os indicadores de roubo de rua e roubo de veículos, bem como os outros indicadores de criminalidades monitorados pelo Instituto de Segurança Pública, tais como roubo a estabelecimento comercial, roubo a residência, roubo a estabelecimento financeiro, furto a residência, furto de veículos entre outros. Chegando ao ponto da mídia local divulgar redução nas taxas de seguro de veículos devido à redução significativa dos roubos e furtos em Campos dos Goytacazes.
                        Para o atingimento destes resultados foi intensa a atividade operacional na Unidade, operações policiais diárias, aplicação de policiamento orientado para o problema, operações integradas com outras forças, principalmente com a Polícia Civil, Guarda Civil de Campos, Policia Federal e Policia Rodoviária Federal gerando assim uma produtividade operacional extremamente significativa.
                        Ao longo do ano tivemos 1578 indivíduos presos em flagrante e 451 adolescentes apreendidos por ato infracionais diversos, números que ficaram muito acima da média dos últimos 7 anos de acordo com os dados do ISP.
                        Com relação a repressão ao tráfico de drogas, ação fundamental para o controle da segurança pública local, pois 70% dos homicídios ocorridos na região tem relação direta com o tráfico de drogas e conflito de facções criminosas, tivemos aumentos expressivos de apreensões de drogas na região em relação ao mesmo período de 2014, com aumento 62% na apreensão de MACONHA (mais de meia tonelada – 583,2 Kg), 68% de COCAÍNA (119,62 Kg), 86% CRACK (19,7 Kg), e 1455% de ECSTASY (4120 comprimidos), além das armas de fogo apreendidas diariamente.
                         Apesar do trabalho realizado com foco nos índices de criminalidades mais importantes, não deixamos de atuar nos crimes menores, principalmente nas contravenções penais ligadas ao jogo do bicho e a contrafação de produtos falsificados tendo estas apreensões aumentos expressivos em comparação a anos anteriores.
                         No setor administrativo, tivemos grande desenvolvimento apesar dos escassos recursos materiais e humanos, em contrapartida também não faltaram empenho, comprometimento e dedicação dos policiais que ali laboraram. Um esforço hercúleo fez com que a carga do batalhão fosse totalmente atualizada e mais de uma centena de viaturas descarregados, cumprindo as normas administrativas da Corporação, trazendo com isso uma segurança administrativa as futuras fiscalizações a serem realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Da mesma forma a regularização dos procedimentos administrativos disciplinares e sua devida atualização com as normas institucionais em vigor, assim também ocorrendo no setor de recursos humanos e nos demais seguimentos da administração.
                         A despeito das ações operacionais e administrativas ainda encontramos animo para colaborar com a atividade preventiva primária, apesar de não ser de nossa atribuição constitucional, todavia demonstrando o nosso compromisso moral em contribuir na educação dos jovens que se encontram em situações vulneráveis. Com a sensibilidade e inspiração de uma proposta da BANDA DE MÚSICA do 8º BPM, inicialmente com o projeto “ACORDES PRA VIDA” tivemos a oportunidade de durante o ano ter apresentado ciclos de palestras para o ensino fundamental em várias escolas localizadas em áreas com alto índice de criminalidade. O projeto proporcionou a interação com mais de 3.500 alunos com ciclos de encontros realizados de forma lúdica e utilizando a música para expressar temas como família e cidadania, paz e violência, drogas e suas consequências.
                        Ao mesmo tempo, muitos alunos que se identificaram com a música durante os encontros foram a base para a reimplantação do projeto OFICINA DE MÚSICA na sede do Batalhão. Tivemos 210 jovens de 10 a 17 anos matriculados, que receberam aulas teóricas e práticas de iniciação à música em diversos instrumentos. Esse projeto teve como objetivo principal abrir novos horizontes a jovens de áreas carentes, recebendo além do conhecimento musical, lições de cidadania e tornando-se para eles uma verdadeira escola de vida.
                        Aqui já antecipo meus sinceros agradecimentos aos integrantes Banda de Música do 8º BPM, aos pais dos alunos pela confiança na instituição POLICIA MILITAR e também as mães colaboradoras do projeto.
                        Diante desses 406 dias à frente do comando do 8º BPM busquei realizar uma administração cooperativa, alicerçada em uma equipe de trabalho unida em prol de objetivos bem definidos, priorizando a valorização humana dos nossos profissionais de polícia. Assim como a prática de uma atividade técnica no planejamento operacional, a probidade e o zelo no setor administrativo e na proximidade com a sociedade através da criação de outros canais de comunicação com a sociedade que com certeza foram fundamentais para credibilidade institucional o que contribuiu para o êxito deste trabalho desafiador.

Diante de tudo isso só me resta agradecer. 

                           Agradeço a primeiramente à Deus pela oportunidade, proteção e sabedoria para realizar com êxito mais esta missão a mim confiada.
                           Aos meus pais “in memoriam” Francisco e Alice por serem o meu exemplo de vida, de dedicação e os principais responsáveis pela minha formação moral e humana que me deram o suporte necessário para chegar até aqui.
                           Aos meus irmãos José Paulo e Mônica pelo incansável incentivo e apoio durante todo este percurso.
                           A minha esposa Luciane e filhas Laís e Julia, pela compreensão da ausência e pelo acolhimento nos momentos mais difíceis.
                           Ao meu Subcomandante, Maj Luz, por aceitar mais esse desafio e ombrear esta missão com lealdade, profissionalismo e compromisso com os ideais do Comando.
                          Ao Ten Figueira, Ten Couto, Subtenente Brasil e Subtenente Amauri pelo fato de aceitar o convite para seguir conosco nesta missão, mesmo compreendendo que seria árdua e penosa pela distância de suas residências, mas que pelo comprometimento e fidelidade ao comando foram peças fundamentais para a execução do projeto idealizado pelo Comando.
                          Aos Oficiais do 8º BPM pelo fato de terem identificado a filosofia do Comando demonstrando total comprometimento a forma de gestão, atuando de forma cooperativa para os ideais da causa pública, legitimando um apoio irrestrito às demandas de serviço e à lealdade à pessoa do Comandante, corroborando para um trabalho de equipe de forma efetiva.
                          Aos valorosos Praças do 8ºBPM, pela demonstração de comprometimento, dedicação, tenacidade e coragem com que atuam na segurança pública em toda área desta Organização Policial Militar. Motivo de orgulho para este Comandante é ter a exata percepção da sensibilidade da atuação de sua tropa na execução do planejamento operacional, demonstrando profissionalismo nos ideais de “servir e proteger”, percebendo-se nitidamente a vontade de mudar realidades objetivando o bem-estar social mesmo com todas adversidades que se apresentam para o exercício da atividade policial.

Parabéns guerreiros do 8º Batalhão!

                            À instituição PMERJ, na pessoa do Sr. Cel PM Lucio Flavio Baracho de Sousa pela oportunidade de exercer esta brava missão que tanto contribuiu para minha evolução profissional, onde tive a oportunidade de aplicar ensinamentos acadêmicos de chefia, liderança, relações humanas, estratégia, planejamento e administração que foram fundamentais para este trabalho. Agradeço ainda o apoio do efetivo das Unidades do 29º e do 36º BPM em nossa área para o complemento do policiamento.



                       A todos os Delegados da coirmã Polícia Civil pela diuturna parceria no cumprimento das políticas segurança pública, especialmente aos Delegados de Polícia Civil Geraldo Rangel e Ivana Morgado por exercerem atividades integradas, que permitiram trabalhos exitosos gerando admiração e amizade mútua.
                       Estendo também os agradecimentos ao Comandante do 56º BI Tenente Coronel Cleiton Souza Cruz pela permanente amizade e parceria. E ao Comandante do 5º GBM Tenente Coronel BM Paulo César da Silva Rodriguez pela colaboração constante.
                       Aos membros Ministério Público Estadual representado pelo Excelentíssimo Promotor Marcelo Lessa e ao Ministério Público Federal representado pelo Excelentíssimo Procurador Eduardo Santos de Oliveira, bem como todos os representantes da Defensoria Pública e Poder Judiciário na figura de todos os magistrados da região pela permanente parceria e confiança.
                       Aos representantes do Executivo e Legislativo dos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis pela relação de respeito e distinção.
                       Um agradecimento especial ao Coronel BM Pascotto Subsecretário de Paz e Cidadania e a Sra. Suelen chefe do Gabinete de Gestão Integrada, a Guarda Civil Municipal nas pessoas do Comandante Levino e Subcomandante Luis Augusto do Município de Campos dos Goytacazes pela confiança, parceria, compromisso e amizade na execução de trabalhos em prol da Sociedade Campista.
                      Aos integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança nas pessoas do Dr. Romário, Sr. Amaro e Sr. Miranda.
                      Aos órgãos de imprensa, à iniciativa privada, na figura dos dirigentes da ACIC, do CDL, da FIRJAN e de diversas empresas e instituições de ensino que firmaram parceria e apoiaram os projetos de interesse público.

A toda a sociedade, o meu muito obrigado!

                       Na convicção de ter realizado o melhor possível dentro de minhas capacidades profissionais, deixo o Comando do 8º BPM de cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido.
                       Ao meu sucessor Ten Cel Marco Aurelio Pires Louzada rogo sucesso, felicidade e proteção de Deus nesta nova missão.
                       E finalizo com as palavras de Paulo, Apostolo dos Gentios, em Romanos 12. 16,18:

                     “Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens. Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens.”

                       Neste sentido, sob a proteção de Deus caminhem na senda do bem, da ética e da moral, mantendo sempre vivo o lema da Polícia Militar: Servir e Proteger! Viva ao 8º BPM!

Marcelo Freiman de Sousa Ramos

Ten Cel PM – Comandante

              ESSA MATÉRIA TAMBÉM ESTÁ NO BLOG SHOW FRANCISCO DA CIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário