segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

"Eleição em Campos dos Goytacazes: partidos se movimentam e traçam estratégias. Situação e oposição apostam na identificação de nomes eleitoralmente competitivos!"

Foto-Capa

                           A corrida para a sucessão municipal de 2016 já movimenta os bastidores da política em Campos. Além das tratativas visando composição de nomes para cabeças de chapa e os candidatos a vice na eleição majoritária, os partidos já traçam ações e estratégias, cogitam a possibilidade de coligações e buscam aglutinar lideranças que passam pela montagem de nominatas competitivas na disputa de vagas na Câmara de Vereadores. A busca do objetivo final que é a conquista do cargo de prefeito na mais importante cidade do Norte Fluminense, um dos 40 maiores orçamentos do país.
                          Confira o cenário político do município e o que muda em função de um período menor de campanha eleitoral. Os partidos apostam na identificação de nomes eleitoralmente competitivos que possam compor a chapa majoritária. Este ano, há proibição do financiamento empresarial nas campanhas, e a realidade aponta para ajustes nos gastos em relação à campanha passada.
                          Há os que afirmam que o  processo sucessório já foi deflagrado desde o ano passado na Câmara Municipal, onde a contundência das críticas da oposição tem sido marcada por viés político indisfarçável.

Na situação:

Garotinho 1810

                          No PR, partido que detém o atual governo na prefeitura e abriga as duas principais lideranças do município —  a prefeita Rosinha Garotinho e o secretário de Governo Anthony Garotinho —, e nos partidos aliados,  a movimentação é intensa. Mais importante partido do município, a legenda republicana guarda a sete chaves o nome do indicado para a disputa da sucessão municipal deste ano. A eleição deste ano não terá a prefeita Rosinha Garotinho como candidata, assim como alguém de sua família, por força da legislação eleitoral.
                          Da situação, o jornalista e vereador Mauro Silva(PSDB) desponta como um nome com forte.                                
                          Político com perfil conciliador, Mauro é apontado como um pré-candidato com poder de aglutinar, e sua possível candidatura poderia facilitar composições e alianças em um eventual segundo turno.
                          O vice-prefeito Francisco Arthur Oliveira (Doutor Chicão) garante também que pode ser candidato. Ele é  primo do secretário de Governo, Anthony Garotinho, mas não tem grau de parentesco consangüíneo com a atual prefeita, o que o habilitaria como candidato.
                          Até pouco tempo, nos bastidores políticos da cidade, os comentários eram de que havia pelo menos oito pré-candidatos no partido liderado pelo ex-governador Anthony Garotinho.
                          No entanto, o próprio Garotinho, em seu programa de rádio na Diário FM, bateu o martelo ao afirmar que o candidato do grupo à prefeitura só será indicado em março ou abril.
                          Outros nomes que têm visibilidade trabalham para garantir pista livre de obstáculos até a indicação. Além de Mauro e Chicão, despontam também o presidente da Câmara Municipal, Edson Batista; o secretário de Controle, Suledil Bernardino; a vereadora Auxiliadora Freitas; o secretário de Gestão e Administração de Pessoas, Fábio Ribeiro, vereador licenciado; o secretário de Saúde Geraldo Venancio; e o vereador Jorge Magal.
                          Já o  PSDB, com a proximidade da eleição passou a se lançar como opção nas eleições de 2016. O ex-secretário do Cidac, Robson Colla, presidente municipal da legenda, já fala em apresentar a sigla na disputa do jogo sucessório deste ano.

 Na oposição:

Arnaldo Vianna 2015

                              No PDT, ex-prefeito Arnaldo Vianna se mostra otimista com os resultados das últimas pesquisas. Ele tem sido apontado como um dos grandes concorrentes ao pleito deste ano. Todavia, especialistas em lei eleitoral afirmam que não tem a menor chance de concorrer por estar inelegível, em razão dos inúmeros processos que responde por irregularidades em sua administração como prefeito. Nenhum jurista de peso tem verbalizado caminhos que apontem pareceres que garantam  possibilidade de Arnaldo entrar na disputa.
                               Tanto é verdade que tem sido intensa a movimentação de Arnaldo para emplacar seu filho, Caio Viana, como seu herdeiro. O rebento tem demonstrado apetite para a tarefa, ao usar as redes sociais. O primeiro teste para Caio, como candidato a um cargo majoritário, seria uma disputa arriscada para um iniciante que sequer iniciou carreira na política.  Há os que apostam que seu objetivo mesmo é a Câmara de Vereadores
                               O vereador Rafael Diniz (PPS) também  já manifestou desejo em ser candidato à prefeitura, assim como Nildo Cardoso (PSD). Diniz é filho do ex-deputado e vereador Sérgio Diniz, e neto do ex-prefeito Zezé Barbosa. Se confirmada sua candidatura, será para ele o primeiro teste numa eleição à  prefeitura. Ele também é nome cotado para ser vice numa chapa da oposição.


                             O deputado estadual João Peixoto, que é presidente estadual do PSDC, também se coloca como pré-candidato à prefeitura. Político experiente e com boa aceitação nas camadas populares, Peixoto desponta como nome que pode ter o apoio do governador Luiz Fernando Pezão.
                             O apresentador de TV e vereador, Alexandre Tadeu Tô Contigo(PRB) também tem boa performance nas pesquisas, mas o seu partido  tem forte tendência para uma aliança com o PR no Estado do Rio.
                             Outro pré-candidato é o deputado estadual Geraldo Pudim (PMDB), ex-aliado da família Garotinho, que se elegeu com o apoio do antigo líder não apenas para a Assembléia Legislativa (Alerj) como no mandato que obteve também na Câmara Federal. Pudim teria o apoio do presidente regional do partido e da Alerj, Jorge Picciani.
                             O vereador Gil Viana também se coloca como opção para a disputa, apesar de ser apontado como um nome mais forte numa composição para vice.
                             No PT, há uma inclinação do partido em não lançar candidato este ano, como ficou patenteado em reunião do diretório local no final do ano passado.

                            “Diante da atual conjuntura política nacional, que reflete no cenário municipal, ficou sinalizado de que o partido não lançaria candidato. Mas houve quem considerasse a hipótese de se aliar ao ex-prefeito Arnaldo Vianna, como também o ex-presidente do partido, Hélio Anomal, colocou seu nome à disposição para concorrer à prefeitura. Creio que somente em março teremos uma definição deste quadro relacionado à sucessão”, disse o presidente do diretório municipal, o sindicalita Hugo Diniz.

Maior cabo eleitoral:

Rosinha 2016 2

                       “O legado da prefeita é inegável. Ela reconstruiu uma cidade que estava destruída. Reparou uma dívida social que seus antecessores se negaram a saldar. Construiu 7 mil casas populares, retirando milhares de pessoas que viviam de forma precária, fez dezenas de escolas e creches-modelo, mais de 100 km de rede coletora de esgoto, obra que gestor nenhum ousou realizar”, disse o presidente da Câmara, Edson Batista.

                         Este ano, com a proibição do financiamento empresarial nas campanhas, a realidade aponta para os ajustes nos gastos em relação à campanha do ano passado. O nome escolhido terá que se fazer conhecido no pequeno período a que ficou limitado o período de campanha, com a propaganda eleitoral gratuita reduzida à metade pelo Congresso Nacional.

                         Enfim, os partidos apostam na identificação de nomes eleitoralmente competitivos que possam compor a chapa majoritária, uma coligação com outros partidos ou a eleição de representantes como cacife para a Câmara Municipal. É esperar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário