quarta-feira, 4 de maio de 2016

"Tirar o título e mudar domicílio era só até hoje (04/05/2016)!"

Cartórios eleitorais de Campos registraram longas filas nesta terça-feira (03/05/2016).

Tirar o título e mudar domicílio só até o dia 4
                           Os cartórios eleitorais estão registrando maior movimento.    

                             O prazo para retirada do título de eleitor, transferência de domicílio do documento e revisão dos dados cadastrais, antes das eleições municipais de 2016, terminou hoje dia 4/5/16. Os eleitores que tiveram o título cancelado têm também até essa data para procurar o cartório eleitoral a fim de regularizar sua situação.
                           O primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30. Quem completar 16 anos até a data do 1º turno pode requerer o documento, mas não é obrigado. Homens com mais de 18 anos devem levar o certificado de quitação do serviço militar.
                            Hoje dia 4/5/16 foi prazo final também para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pedir a transferência do local de votação para uma seção eleitoral especial. Essas seções têm acesso facilitado, como rampas e elevadores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão com deficiência é um eleitor comum e tem a obrigação de votar, como todas as outras pessoas alfabetizadas que tenham entre 18 e 70 anos.
                            Quem deixa de comparecer ao colégio eleitoral no dia do pleito e não justificar a ausência pode ter o título cancelado e ser proibido de obter financiamento em banco público, matricular-se em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público.
                            No Estado do Rio de Janeiro, apenas os eleitores de Niterói e Armação dos Búzios votarão com o sistema biométrico de identificação em outubro. Nos outros 90 municípios, a eleição ocorrerá com urnas eletrônicas tradicionais, mesmo naqueles em que o recadastramento biométrico está em andamento. Por isso, quem não tiver feito a biometria poderá votar normalmente, desde que esteja com a situação eleitoral regular e apresente documento oficial com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário