quarta-feira, 18 de maio de 2016

"Secretaria Estadual de Saúde deixa pacientes sem remédios em várias cidades, entre elas Campos dos Goytacazes!"

                       O desabastecimento dos medicamentos de competência do Estado está afetando vários municípios.

prateleiras remédios

                           O governo do Estado do Rio de Janeiro está deixando pacientes de média e alta complexidade sem medicamentos. O desabastecimento está afetando municípios de todo o estado e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não apresenta, em alguns casos, previsões exatas para regularização dos estoques, mesmo após várias cobranças por parte da Secretaria Municipal de Saúde.
                           De acordo com o secretário municipal de saúde, Geraldo Venâncio, as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONS) do município não estão recebendo os remédios há aproximadamente 40 dias, trazendo risco de vida ao pacientes portadores de câncer, que estão sujeitos a terem o tratamento interrompido.

– Medicamentos para malária, lupus, tuberculose, hanseníase, além de talidomida, risperidona, azatioprina, entre outros, também estão em falta. Somos polo para o recebimento e distribuição desses medicamentos. Nos casos dos itens já zerados, como não houve comunicação prévia do Estado, não houve tempo hábil para que o município adquirisse, conforme trâmites burocráticos previstos em lei – afirmou o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
De acordo com a gerente do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Bruna Araújo, cerca de 30 medicamentos do componente especializado também estão em falta há 20 dias. Além disso, este ano, vários itens foram entregues em quantidades insuficientes, acarretando diversos transtornos no atendimento.
– A princípio, o problema seria na Central de Abastecimento do Estado, que fica localizada em Niterói, que estava com o serviço interrompido, devido a uma greve de funcionários e não atendeu a nenhum município por 30 dias. Neste período não conseguimos nenhum contato e nenhuma informação, nem mesmo da Secretaria do Estado. No dia 3 de maio, fomos informados que o serviço havia retornado, e que estariam retomando os agendamentos. No dia e horário marcados, um veículo da Prefeitura de Campos se dirigiu a Niterói, aguardou em torno de 10 horas, mas retornou com apenas 60 % dos produtos que deveríamos receber – disse Bruna.

                                Segundo a gerente, novas tentativas foram feitas ao longo de todo mês de maio, sem sucesso. Em 2008, a Prefeitura de Campos oferecia 136 medicamentos à população. Atualmente, são 250. Porém, a lista de medicamentos que o Ministério da Saúde oferta contém menos de 140 itens. Campos é o município com maior catálogo de remédios disponibilizados à população.

– A Secretaria dispensou mais de R$ 19 milhões em medicamentos em 2015, totalizando mais de 34 milhões de itens de remédios ofertados, custeando 90% do total adquirido. Apenas 10% são pagos pelo governo federal – destacou o secretário de Saúde.

                     Medicamentos Especializados em Falta sem Previsão de Regularização:


Rifampicina 20 mg/mL susp. Oral
Cadernetas Paisca
Medicamentos para malária
Preservativos para Programa DST/AIDS
Programa Lupus/Hanseníase: Talidomida
Medicamentos para Tuberculose
Unacons(Hospital Álvaro Alvim e Beneficência Portuguesa)
Abatacepte 250 mg – fr/am
Amantadina, cloridrato 100 mg comp.
Azatioprina 50 mg comp.
Bezafibrato 200 mg drágea
Bromocriptina 2,5 mg comp.
Donepezila 10 mg comp.
Fingolimode 0,5 mg cápsula
Fludrocortizona 0,1 mg comp.
Formoterol+Budesonida 12/400mcg(refil)cápsula
Gosserrelina 10,8 mg – seringa
Hidroxicloroquina 400 mg – comp
Hidroxiuréia 500 mg – cápsula
Infliximabe 100 mg fr/amp
Interferon Alfa 2B 10.000.000 UI/mL –fr/amp
Interferon Alfa 2B Peguilado 100 mcg – frasco
Interferon Alfa 2b Peguilado 80 mcg – ampola
Interferon Beta 1ª 600.000 UI 30mcg – fr/amp
Isotretinoína 10 mg – cápsula
Leflunomida 20 mg – comp.
Mesalazina 400 mg comp
Mesalazina enema pó 3g 100mL – frasco
Metotrexato 50mg/2mL – fr/amp
Metotrexato sódico 2,5 mg – comp.
Quetiapina, fumarato 200 mg – comp.
Risperidona 1 mg – comp.
Rituximabe 500 mg/50mL
Sacarato Hidróxido de Ferro 100mg/5 mL – ampola
Topiramato 100 comp
Topiramato 50 mg comp
Toxina Botulínica Tipo A 100 UI – Fr/amp
Vigabatrina 500 mg – comp
Ziprazidona 80 mg – cápsula

Nenhum comentário:

Postar um comentário