sábado, 13 de fevereiro de 2016

"Prefeitura de Campos prevê inaugurar mais 6 unidades modelo ainda no 1º semestre. Programa de construção já conseguiu entregar à população seis escolas e 18 creches!"

Prefeitura de Campos prevê inaugurar mais 6 unidades modelo ainda no 1º semestre
          Estudantes das unidades municipais de ensino em Campos recebem merenda de qualidade.

                        O programa de construção de creches e escolas modelo, implantado pela prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, já conseguiu entregar à população seis escolas e 18 creches. As unidades funcionam em prédios com alto padrão de qualidade, que contemplaram moradores tanto da área rural como urbana. No momento, estão em fase de conclusão mais duas escolas modelo: uma na Codin, em Guarus, e outra na localidade de Ponta da Lama, ambas com dois pavimentos. Só no primeiro semestre deste ano a prefeitura planeja entregar mais seis escolas, que estão recebendo obras de reforma e ampliação, além do Ciep Francisco Portela, no distrito de Tocos, na Baixada Campista. Com mais estas unidades, serão 13 escolas entregues.
                        O programa de repaginação de escolas tradicionais para o estilo modelo, também implantado pelo atual governo, já entregou à população as escolas do Parque Nova Canaã, Tapera, Novo Jóquei, Parque Julião Nogueira, Rio Preto, Venda Nova, além de ter recuperado o Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária; a Escola Sebastiana Machado, no IPS; Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo; Lídia Leitão Albernaz, no Parque Cidade Luz; e Carlos Chagas, em Brejo Grande. “Ainda neste semestre, a prefeitura vai entregar a Escola Municipal Eunícia Ferreira, no Parque Santa Rosa; Alcebíades Schwarts, em Conselheiro Josino; Albertina Venâncio, em Travessão, e Jacques Richert, em Campo Novo. Também fizemos obras importantes no Ciep Francisco Portela, em Tocos”, informou o secretário municipal de Controle Orçamentário e Auditoria, Suledil Bernardino.

                       “Apesar de todas as dificuldades com a redução da arrecadação do município, devido à queda do preço do barril do petróleo, não paramos. Claro que nem todas as obras estão no ritmo de antes, mas temos várias obras em andamento”, afirmou Suledil.

Prefeitura de Campos prevê inaugurar mais 6 unidades modelo ainda no 1º semestre

Prosseguimento aos projetos:

                        De acordo com o secretário municipal de Educação, Frederico Tavares Rangel, o calendário letivo dispõe dos 200 dias-aula previstos em lei, de segunda-feira a sexta-feira, durante todo o ano. “A Diretoria de Supervisão Escolar conseguiu ajustar o calendário de modo que os sábados letivos fossem suprimidos, sem prejuízo para os alunos. Dessa forma, as aulas foram iniciadas na primeira semana de fevereiro”, destacou.
                        Além disso, terão continuidade os projetos implementados em 2015, visando maior aproximação entre os profissionais da Smece, escola, alunos e a comunidade em geral. “No primeiro ano de execução dos projetos, os resultados foram excelentes, pois nosso principal objetivo foi alcançado, o de estar mais próximo das unidades escolares como um todo, inclusive, levando os pais de alunos e familiares para a escola”, declarou.

Prefeitura de Campos prevê inaugurar mais 6 unidades modelo ainda no 1º semestre

A Escola é Nossa:

                     Dia em que a unidade escolar é aberta e recebe a comunidade com a oferta de várias ações sociais, atividades culturais e recreativas, resultado de uma parceria com demais secretarias municipais. No mês de março será contemplado o Ciep Francisco Portela, em Tocos; abril, Ciep Pedro Álvares Cabral, na Terra Prometida; maio, Ciep Compartilhado Ataíde Dias, no Parque Santa Rosa; e junho, Ciep Compartilhado Nação Goitacá, Estrada de Poço Gordo, em Goitacazes.

Intervalo Cultural:

                      Este ano o projeto, que leva a proposta de atividades culturais durante o horário de intervalo das aulas, vai acontecer nas unidades com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em março, escolas municipais Maria Lúcia, no Turfe Clube, e Francisco de Assis, na Comunidade do Matadouro; abril, escolas Manoel Coelho, em Goitacazes, e Amaro Prata Tavares, no Centro; maio, Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora, e Escola Professora Vilmar Cava Barros, no Jóquei; e junho, escolas Mário Barroso, em Ururaí, e Lídia Leitão de Albernaz, no Parque Cidade Luz. O “Secretaria Itinerante” não é agendado. A princípio serão visitadas as unidades que ainda não receberam a equipe itinerante da Smece em 2015.

Investimentos: merenda e materiais:

                       Além de novas unidades modelo, o município também vem investindo nos últimos anos em merenda de qualidade, com acompanhamento nutricional, material esportivo, aquisição de lousas digitais, entre outros equipamentos. Só em 2014 foram inauguradas as creches modelo José Cândido de Carvalho, em Saturnino Braga; Paulo Freire, em Santo Eduardo, e Hermeny Coutinho, no Jardim Aeroporto. A Creche Escola Francisco Cordeiro Pereira, na Penha, foi construída em parceria com o Governo Federal, através do Pró-Infância e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Em 2015, foram inauguradas as escolas João Goulart, em Venda Nova, e a Frederico Paes Barbosa, em Campo Novo.

Merenda e esporte:

                       Os alunos do ensino fundamental recebem duas refeições diárias e as crianças das creches, quatro. Para estimular o esporte e atividades lúdicas, mais de 30 mil itens, como bolas, redes, jogos de xadrez, ludos, dominós e damas, kits de vôlei, badminton, mesas de ping-pong, tatames, cordas e camas elástica, entre outros, foram entregues nas unidades escolares.

Retomada:

                        O ano letivo na rede municipal começou no dia 1º de fevereiro e uma programação foi elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), contemplando os profissionais de educação, alunos e a comunidade. A partir de março, os projetos “A Escola é Nossa!”, “Secretaria Itinerante” e o “Intervalo Cultural” voltam a acontecer nas unidades escolares. Várias capacitações também estão previstas para o decorrer do ano, direcionadas aos diversos profissionais – professores, pedagogos, gestores e auxiliares.

Abertura de novo período de matrículas:

                        A Smece abriu, no último dia 3, o segundo período de matrícula por transferência dos alunos e para a comunidade em geral, incluindo quem perdeu os prazos no processo de pré-matrícula da rede municipal de ensino. Agora, alunos, pais ou responsáveis legais devem se dirigir diretamente às unidades escolares para a verificação da existência de vagas.
                        De acordo com o gerente de Matrícula, Felipe Martins, as matrículas são feitas pela gestão escolar, mediante a existência de vagas. “Os interessados devem procurar a unidade de interesse e verificar sobre as vagas, sem a necessidade de virem primeiramente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes”, ressaltou.
                        A rede municipal de ensino é composta por 162 escolas e 78 creches, com atendimento a crianças da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
                        Para a matrícula são necessários os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3x4, cópia da carteira de saúde ou cartão de vacinação atualizado, grupo sanguíneo e fator RH, conforme lei estadual 6.683, de 15 de janeiro de 2014; original da declaração de escolaridade/atestado em curso ou constando conclusão, de acordo com a situação do aluno ou histórico escolar, a partir do Grupo 2 da Educação Infantil; cópia do comprovante de residência e laudo clínico, em se tratando de candidatos com necessidades educativas especiais.

Parceria com o Exército:

                        De acordo com a subsecretária de Educação, Tânia Alberto, um projeto piloto de Educação pelo Esporte também está sendo proposto pelo 56º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército, em Campos, em dois Cieps municipalizados: Professora Carmem Sylvia Carneiro, no Parque Eldorado, e Villa-Lobos, no Parque São José. O projeto será executado em parceria com a Smece e a Superintendência de Paz e Defesa Social, envolvendo crianças e adolescentes dessas unidades escolares.
                        Já o foco pedagógico da gestão da Smece em 2016, segundo Tânia, é a formação continuada dos profissionais, tendo em vista as mudanças que ocorrerão em função do Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) “A prioridade dentro dessas mudanças é a implantação de um terço de planejamento em todas as unidades escolares em 2016. Com esse tempo de planejamento estaremos oferecendo mais formações para os professores, de acordo com o ano de escolaridade em que atuam”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário