sábado, 27 de fevereiro de 2016

"Com telefones cortados, Uenf vive sob ameaça de ficar também sem água e luz. UNIVERSIDADE JÁ FOI NOTIFICADA POR CONCESSIONÁRIAS, DIZ REITORIA!"

Uenf 2602

                     Idealizada por Darcy Ribeiro como a universidade do Terceiro Milênio, fundamental para o processo de desenvolvimento do Norte Fluminense e em plena era da revolução tecnológica das comunicações, a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) se encontra desconectada com o mundo com o corte de seus telefones em razão de atrasos de pagamento à empresa operadora.
                     A universidade divulgou uma nota de esclarecimento não apenas sobre a falta do serviço de telefonia como da ameaça de cortes dos serviços de água e luz no campus, situado no bairro do Horto, em Campos. Na nota, a reitoria explica que a Uenf recebeu notificação da concessionária Ampla, anunciando o corte no fornecimento de energia dentro de 15 dias, caso não regularizasse os pagamentos em atraso.

                   “Imediatamente, acionamos a SECTI (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação), ao mesmo tempo em que nossa assessoria jurídica preparou uma contra-notificação à Ampla. No ultimo dia 23, estivemos na SECTI, oportunidade na qual fomos informados de quer a situação é idêntica em todos os órgãos do Estado e que o assunto, o caso da Uenf inclusive, estava sendo tratado pela Secretaria da Fazenda, com especial acompanhamento da SECTI”, esclarece a reitoria.

                    A nota ainda esclarece que “a ameaça de corte de energia está afastada no momento, embora ainda não haja uma solução definitiva”.

Telefones: “Tratamos também do corte dos telefones. Mais uma vez, a situação é a mesma em vários órgãos do Estado. O diretor geral de Administração da SECTI se comprometeu em intervir para reverter a situação”, continuou a nota.

                     A questão dos atrasos no pagamento das bolsas pelo estado também foi tratada no comunicado, assim como a extinção da Fenorte e a transferência dos seus servidores para a universidade.

Bolsas de estudo: “A questão das bolsas também foi tratada na reunião que tivemos na SECTI, agradecemos o pagamento de todas as bolsas de novembro e o início do pagamento das bolsas de dezembro. Acordamos que o pagamento das bolsas é prioridade e elas devem ser tratadas tal como os salários dos servidores. A SECTI irá acertar com a SEFAZ um calendário para pagamento das bolsas”, acrescentou a reitoria da instituição.

Fenorte: A nota também trata da transferência dos servidores e do patrimônio da Fenorte para a Uenf, através de projeto do Executivo aprovado esta semana na Alerj (Assembléia Legislativa).

                    “A Uenf deverá assumir também os projetos em andamento sob responsabilidade da agora extinta Fenorte. Entendemos que este desfecho se deve a três fatores principais: as manifestações dos servidores da Fenorte favoráveis à transferência; a dificuldade da Fenorte em apresentar resultados nos últimos 15 anos; e a ação incisiva da reitoria para dirimir as dúvidas dos deputados quanto à pertinência de tal ato, demonstrando o quanto a Uenf contribui para o desenvolvimento da região e a carência de pessoal administrativo à que estamos submetidos”.
                      Por fim, no conteúdo da nota é frisado ainda que “nos discursos proferidos em plenário, ficou muito claro que a Alerj enxerga para a Uenf uma presença ainda mais significativa nas regiões Norte, Noroeste e Lagos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário