domingo, 24 de maio de 2015

"MP libera reforma do Mercado!"


Clique na foto para ampliá-la

Clique na foto para ampliá-la

          Após ser provocado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e analisar o projeto de reforma do Mercado Municipal e o levantamento topográfico da atual estrutura, que foram apresentados pela Prefeitura de Campos, o promotor da 2ª Tutela Coletiva do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Marcelo Lessa, chegou a conclusão de que as obras devem prosseguir. Em reunião ontem com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, o promotor disse que o aspecto social pesou na avaliação e que o projeto apresenta uma estrutura muito mais digna, tanto para quem trabalha no local quanto para os frequentadores. "É relevante levar em conta o aspecto patrimônio histórico, mas por outro lado nós temos o aspecto mais importante que é o social, que são os camelôs que já estão emparedando o Mercado Municipal de forma improvisada. Agora, aonde vou 'enfiar' mais de mil camelôs e feirantes? O dia que o Inepac tiver essa resposta, podemos sentar e conversar", ressaltou o promotor, informando que o Inepac quis impedir que as obras prossigam sob alegação de que o prédio histórico está em processo de tombamento.

             De acordo com Lessa, o Inepac alegou ainda que o projeto da prefeitura vai emparedar o Mercado Municipal com construções em volta. "Mas não se informa que esta situação já se existe e que hoje é pior. O que dá para entender é que a prefeitura está querendo fazer uma atrocidade num prédio histórico e que o Ministério Público está omisso. E não é bem assim. É impossível eu assinar embaixo a uma proposta absurda como esta, em fazer prevalecer o deleite de observar um prédio à distância. Tenho que ponderar valores", comentou.

               Wainer informou que, quando foi confeccionado o projeto, houve a preocupação por parte do governo quanto à preservação do prédio histórico. "O município procurou contemplar a parte da preservação do patrimônio e a questão socioeconômica, pois se trata de um corredor com uma dos maiores fluxos da cidade", disse.

                Segundo Wainer, as obras continuam em andamento. "Atualmente estamos na fase de conclusão das fundações da obra do camelódromo. Estamos também concluindo a construção da feira provisória para, tão breve, realizamos a transferência dos feirantes e assim começarmos a reforma do prédio histórico", revelou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário