Se as eleições de outubro próximo em Campos fossem realizadas hoje, a prefeita Rosinha Garotinho (PR), candidata à reeleição, venceria a disputa em primeiro turno, segundo pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Precisão.
A sondagem ainda indica que Rosinha tem quase o triplo dos votos dos demais
candidatos. Na soma dos votos válidos, Rosinha dispara com 72%, enquanto o segundo colocado, Arnaldo Vianna (PDT), tem 23%; Makhoul Moussalem (PT) soma apenas 5%. Os candidatos Erik Schunk (Psol) e José Geraldo (PRB) não tiveram seus nomes mencionados pelos eleitores.
candidatos. Na soma dos votos válidos, Rosinha dispara com 72%, enquanto o segundo colocado, Arnaldo Vianna (PDT), tem 23%; Makhoul Moussalem (PT) soma apenas 5%. Os candidatos Erik Schunk (Psol) e José Geraldo (PRB) não tiveram seus nomes mencionados pelos eleitores.
A pesquisa, encomendada pelo PR, foi registrada no último dia 20, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o número do protocolo é RJ00028/2012. Foram entrevistadas mil pessoas, nos dias 21, 23 e 23 deste mês, em diferentes pontos da cidade (distrito-sede) e do interior (demais distritos do município).
Na pesquisa estimulada, Rosinha totaliza 57% das intenções de voto, à frente de Arnaldo Vianna, segundo colocado, com 18%. Makhoul Moussalem fica em terceiro, com 4%. Erick Schunk e José Geraldo não foram citados. Desse universo, 13% dos entrevistados disseram não saber ainda em quem votar ou não opinaram, enquanto 7% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. A pesquisa estimulada é aquela em que o entrevistador apresenta os candidatos ao entrevistado e pergunta em qual deles votaria.
Na pesquisa espontânea, Rosinha totaliza 46% das intenções de votos, enquanto Arnaldo soma 10%. Makhoul tem apenas 2%. Erik e José Geraldo não tiveram seus nomes lembrados pelos entrevistados. Nesta pesquisa, 39% das pessoas entrevistadas disseram que não sabem em quem votar ou não opinaram sobre a pergunta, enquanto 2% votariam em branco, anulariam o voto ou não optariam por nenhum candidato.
Na sondagem espontânea, em que os entrevistadores simplesmente perguntam ao entrevistado em qual candidato votaria nas eleições de outubro, Rosinha tem mais do que o triplo da porcentagem das intenções de voto somadas pelos outros candidatos: 46% contra 12%. Já na pesquisa estimulada, a prefeita soma quase três vezes o total dos outros postulantes: 57% contra 22%.
O candidato Arnaldo Vianna é o que mais enfrenta índices de rejeição, com 24% do percentual dos entrevistados, seguido de Rosinha, com 14%. Makhoul tem 13% e Erik, 10%. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3.1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário