sexta-feira, 20 de novembro de 2015

"Saúde campista é debatida na Alerj!"


                  O deputado estadual Geraldo Pudim (PMDB) levou a situação da Saúde de Campos ao plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na tribuna, durante a sessão dessa terça-feira (17/11/2015), o parlamentar disparou: “O município de Campos vive uma situação caótica. Solicito uma interferência da secretaria estadual de Saúde para que possamos buscar uma solução. Existem muitas vidas em jogo e não podemos ficar de braços cruzados”. Ele citou matérias publicadas pela Folha, vistorias do Ministério Público Federal (MPF), intervenções e um desabafo do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec).
                   Ex-aliado do casal Garotinho, Pudim não poupou críticas. “A população de Campos está assistindo a uma disputa que envolve promotores, juízes, Prefeitura, hospital filantrópico e empresa privada. A secretaria estadual precisa entrar em ação para intermediar os mais variados conflitos. O que não podemos é continuar vendo pacientes sofrendo. São vidas que estão em jogo”, disse Pudim, que citou a falta do leite especial Neocate, demora para marcação de cirurgias e problemas encontrados nas vistorias do MPF. “É inaceitável que crianças com restrição alimentar fiquem sem esse leite especial. Também é inaceitável ver uma empresa como a Nutrindo (home care) ficar sem receber R$ 8 milhões e ainda sofrer uma intervenção da Prefeitura. Todas essas situações precisam ser esclarecidas com urgência”, afirmou Pudim, que vai encaminhar um relatório com todos os problemas de Campos ao secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto.
                     Pudim lembrou de uma declaração do presidente do Sindicato dos Médicos. “O presidente informou que a classe médica não aguenta mais a falta de compromisso do governo municipal com a Saúde de Campos. Ele comentou, em entrevista à Folha da Manhã, sobre os atrasos nos salários dos médicos que atendem aos hospitais da rede contratualizada do município, que estariam ocorrendo em face de cortes e atrasos nos repasses municipais e federais feitos pela Prefeitura”, contou. Caso a Prefeitura não se posicione através da secretaria de Saúde nos próximos 10 dias, o presidente do Simec sinalizou que haverá um chamamento de toda a categoria para que, em assembleia, seja decidido o futuro do atendimento nas unidades contratualizadas.

Debate na Câmara — O novo secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, estará na Câmara de Campos na próxima terça-feira, às 15h, para uma audiência pública. Venâncio fará a apresentação de seus projetos no comando da pasta e vai debater sobre temas polêmicos com parlamentares da oposição e da situação. A audiência foi sugerida pelo vereador Fred Machado (PPS).


Atraso — Em comentário enviado ao blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, hospedado na Folha Online, um leitor informou que os motoristas de ambulância da empresa Prime, que presta serviço para a Prefeitura de Campos, estavam sem receber o salário referente ao mês de outubro e o vale alimentação estaria atrasado desde agosto. Uma possível paralisação não foi descartada. A Prefeitura informou que “trata-se de uma relação entre funcionário e empregador e que vai notificar a empresa”. A equipe de reportagem tentou contato com a Prime, sem êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário