sábado, 4 de julho de 2015

"Último adeus à ex-vereadora Antônia Leitão!"

Clique na foto para ampliá-la
 Foi sepultado na manhã deste sábado, no Cemitério do Caju, em Campos, o corpo da ex-vereadora e escritora campista Antônia Leitão, que morreu aos 96 anos. Ela estava internada no Hospital Prontocardio, onde foi submetida a uma cirurgia devido a um edema pulmonar, em função do rompimento de uma válvula do coração.

                   O velório aconteceu na Capela da Santa Casa de Misericórdia, em frente ao Caju, onde amigos mais próximos, políticos e familiares compareceram para se despedirem de "Totonha", como era carinhosamente chamada. 
Prefeito de Campos por duas vezes na década de 60 e 70, Rockefeller Felisberto de Lima lembrou de Antônia. "Hoje é um dia extremamente triste e pela primeira vez na vida faço uso da palavra num sepultamento. Mas, falo em nome dessa figura amiga, uma mulher transformadora e que demonstrava, no seu trabalho em prol da sociedade, o que era a verdadeira política", complementou Rockefeller, que também foi vereador no município, deputado federal e estadual, além de senador pelo Estado do Rio.

                  O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam), Orávio de Campos Soares, também lamentou a perda. "Foi vereadora, sindicalista, professora, fez parte da liderança do PTB na cidade e, além disso, uma excelente atriz, um talento teatral do município que tive o privilégio de dirigi-la em grandes peças", contou. Antônia Leitão foi a segunda mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Campos, tendo exercido o mandato pelo PMDB, partido que fazia oposição ao governo militar, entre os anos de 1973 a 1976.

                 O presidente da Casa de Leis, vereador Edson Batista, também compareceu ao cemitério. "Uma pioneira na luta pelos direitos da mulher e desbravadora na política. Uma de suas últimas ações foi a participação no documentário da TV Câmara Campos sobre Benta Pereira, quando fez questão de dar seu depoimento. A cidade perde uma grande mulher", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário