terça-feira, 7 de julho de 2015

"Antecipação dos royalties!"

Em Campos, quem atua no estilo 'quanto pior, melhor'?


              Quando a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) detalhou aos prefeitos de 11 municípios, que sofrem com os efeitos da crise que reduziu drasticamente a arrecadação, os benefícios do Fundo de Recuperação de Receitas(antecipação dos royalties), uma proposta feita pelo ex-governador e secretário de Governo de Campos Anthony Garotinho e aprovada por unanimidade pelo Senado Federal, todos os prefeitos concordaram que se tratava da grande alternativa para a manutenção de programas sociais, pagamento de folhas de salários e investimentos em saúde e educação, entre outros, sem comprometer gestões futuras.
              Todavia, em Campos, em vez de reconhecer que o momento é delicado e há necessidade da antecipação dos royalties, as correntes que se opõem ao grupo político liderado por Garotinho entraram no ritmo do ‘quanto pior melhor’ e lançaram uma campanha contra a antecipação dos royalties, com a clara finalidade de  provocar reações fortes dos campistas contra o Governo Rosinha e vê-lo fragilizado. Elas não têm e nunca tiveram argumentos consistentes para contestar a antecipação.
               É indisfarçável que essas correntes de oposição em Campos sonham com uma diminuição do prestígio de Garotinho e de Rosinha, sem se importar com os efeitos da crise.
Além disso, basta prestarmos atenção às declarações de políticos de oposição em alguns veículos de comunicação. Eles não estão preocupados com os efeitos da crise, que pode gerar a suspensão de programas sociais que atendem centenas de milhares de pessoas carentes. São programas que melhoram o quadro social e diminuem as desigualdades, vide Passagem Social, Morar Feliz, Creche Modelo, Cheque Cidadão, Bairro Legal, entre outros.
               Essas correntes de oposição  preferem tentar de tudo para convencer a população do lado ruim de um projeto que é positivo, pois a antecipação aprovada no Senado Federal e na Câmara Municipal é uma solução que também passou a ser elogiada pelo Governador Pezão.
Será que essas correntes de oposição sabem quantas pessoas se utilizam do transporte público pagando apenas R$ 1,00? Será que sabem quantos atendimentos ocorreram diariamente nos postos de saúde, no Ferreira Machado, no Hospital Geral de Guarus, nos hospitais conveniados?
                Fica nítido que essas correntes de oposição, na verdade, querem  disseminar pessimismo, e se alimentarem  dele, com o uso sistemático da desqualificação do governo Rosinha.
Além da oposição, há também a turma que é o poder pelo poder– qualquer que seja ele – mas está sempre disposta a abandonar o barco se as tempestades criarem indesejáveis turbulências.
                 Mas na democracia é assim, oportunistas podem dar seus palpites, fazendo a crise virar janela de oportunidade para especular, disseminar pessimismo e cumprir objetos meramente políticos, sem a mínima preocupação com a coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário