segunda-feira, 27 de julho de 2015

"AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE FERROVIA EF-118 CONTA COM REPRESENTANTES DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA!"

O vereador Marcelo Garcia e o secretário de Planejamento de São Francisco de Itabapoana, Florentino Cerqueira, participaram nesta sexta-feira (17/07), de uma Audiência Pública sobre a implantação de uma nova ferrovia interligando terminais portuários dos estados do Rio e Espírito Santo. A audiência aconteceu no auditório da Universidade Cândido Mendes, em Campos e reuniu participantes de vários municípios do norte do estado.

             A nova ferrovia, que se chamará EF-118, vai interligar terminais portuários nos dois estados e terá uma extensão de 577,8 Km. 25 municípios vão ser cortados pela ferrovia, entre eles, Macaé, Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. O projeto está orçado em R$ 7,6 bilhões.

            Durante a audiência o Vereador Marcelo Garcia cobrou uma maior atenção com o município de São Francisco já que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e os governos dos dois estados não consultaram os municípios sobre a elaboração do projeto. “Cada município tem seu planejamento, seu Plano Diretor e isso precisa ser respeitado. Como que fica por exemplo, o processo de liberação do uso do solo?”, questionou Marcelo Garcia.

           O secretário de Planejamento Tininho Cerqueira também foi contundente nas cobranças e questionou o fato de o município não ter sido consultado durante a elaboração do projeto.

           Os responsáveis pelo projeto responderam que tudo ainda está numa fase inicial e que os municípios vão ser informados detalhadamente do andamento de todo o processo. Durante o encontro houve ainda uma articulação com a vereadora de Quissamã Kitielly Freitas, representante do Parlamento Regional, para que haja uma reunião do Parlamento em São Francisco para discutir o assunto. A reunião deverá acontecer no mês de agosto, em data que ainda será definida e vai contar com a presença de representantes da ANTT e das secretarias de planejamento dos dois estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário