A agência dos
Correios de São Francisco de Itabapoana (SFI) foi notificada pelo Programa de
Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SFI) nesta quarta-feira (15/09/2021).
Os motivos são as constantes denúncias sobre atraso de entregas e qualidade do
atendimento.
Além de explicar
sobre as reclamações, a unidade tem 48h para esclarecer diversos aspectos, como
a impossibilidade de retirar os pedidos no local e se houve aumento
considerável da demanda durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e,
consequentemente, quais medidas foram adotadas para aprimorar o serviço.
Outros pontos
questionados foram acerca do prazo de reembolso em caso de extravio e da
existência de canal próprio para tratamento direto das reclamações da
população.
“Temos recebido
inúmeros relatos de pessoas que estão com encomendas retidas há vários dias,
após a chegada dos pacotes ao município. Muitos desses contêm produtos que
seriam direcionados à venda e, consequentemente, ao sustento familiar”,
afirmou. Ela destacou que o Procon estadual também foi acionado para garantir
que o serviço prestado pelos Correios não cause danos aos moradores.
Gilda explicou que,
mesmo o órgão sendo uma empresa pública federal, os Correios estão sujeitos ao
regime de responsabilidade civil objetiva, previsto no Código de Defesa do
Consumidor (CDC). Desta forma, o órgão pode ser responsabilizado por eventuais
prejuízos registrados devido à demora na entrega.
Durante a
notificação, a equipe do Procon ouviu diversas reclamações de consumidores que
aguardavam para serem atendidos.
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