Funcionários do Hospital Municipal Manoel Carola, uma gestante em trabalho de parto e o marido que a acompanhava protagonizaram cenas lamentáveis que culminaram em agressões físicas e verbais na noite do último sábado, 14/08/2021, que resultaram em abertura de inquérito policial na 147ª Delegacia Legal para apurar o fato.
O agravante em todo o caso é que a gestante acabou sendo agredida por uma médica de plantão, que, visivelmente alterada, partiu para cima da paciente e precisou ser contida por outros funcionários.
Um vídeo que circula nas redes sociais (assista abaixo da matéria), feito pelo marido da gestante, mostra algumas cenas da confusão, inclusive o momento do flagrante da agressão. Em outros vídeos que também circulam é possível ouvir a voz da médica, que se defende afirmando que foi agredida pela gestante primeiro com um arranhão. A agressão que a médica diz ter sofrido primeiro não aparece nos vídeos.
A confusão teria iniciado no momento em que a gestante buscava uma transferência, pois estaria em trabalho de parto. O marido da gestante iniciou uma conversa com um funcionário que seria responsável pela regulação e consequentemente pela transferência, quando começou uma discussão.
Na discussão, a médica que ocupava o cargo de diretora do Hospital começou a rebater o que dizia o marido da gestante. Momento em que teria iniciado uma discussão entre a médica e a gestante, que resultou na agressão.
Após as agressões e muito bate-boca, enfim a gestante foi transferida para um Hospital de Campos dos Goytacazes. Em Campos ela foi submetida a uma cesariana. Mãe e bebê passam bem.
Com a divulgação dos vídeos nas redes sociais, na noite deste domingo, 15/08/2021, o caso ganhou grande repercussão. Mais cedo, ainda na tarde de domingo, a Prefeitura já havia divulgado a informação da troca da direção do Hospital. Após o episódio, assumiu como novo diretor do Hospital o médico Guilherme Cortes, que atua como médico coordenador do Resgate Municipal.
A secretaria municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana divulgou uma nota em que explica que, após o ocorrido, todos os funcionários envolvidos foram afastados de suas funções. Após a gestante ser transferida para Campos, todos os envolvidos e o marido da gestante foram para a Delegacia.
Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) vem a público informar que no final da noite de sábado (14) tomou conhecimento de um grave e lamentável incidente envolvendo servidores do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC) durante o trabalho de atendimento a uma gestante.
Imediatamente promoveu a coleta de informações preliminares e diante da gravidade dos fatos determinou o imediato afastamento dos servidores envolvidos e providenciou o encaminhamento deles à 147ª Delegacia de Polícia (DP/SFI) para a abertura de inquérito policial visando a apuração de eventuais crimes praticados.
Nos últimos anos o poder Público Municipal tem se notabilizado pelos investimentos que elevaram consideravelmente a estrutura da Rede Pública de Saúde e a valorização dos profissionais e qualificação do atendimento à população são partes fundamentais desse processo, dessa forma, incidentes como o ocorrido no último sábado são inadmissíveis e, portanto, deverão ser apurados com o rigor necessário por parte da SMS e da autoridade policial.
Por fim, a SMS informa que está prestando o acompanhamento à paciente e seus familiares e em respeito ao direito do contraditório e ampla defesa, aguardará a conclusão do inquérito policial para adoção de novas providências.
Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana
APOIO TOTAL E ESPECIAL NO GRUPO K.J. DE COMUNICAÇÃO:
EMPRESAS, PATROCINADORES, COLABORADORES, PARCEIROS, ANUNCIANTES, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS, APOIADORES, LOJISTAS, COMERCIANTES, COMERCIÁRIOS QUE ACREDITAM NO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário