quarta-feira, 25 de outubro de 2017

GOVERNANDO PARA TODOS: "Prefeita de SFI Francimara INVESTE na educação de crianças, adolescentes e de jovens do município (SFI)."


Projeto “Outubro Feliz” da SMEC com muita animação para as crianças:

                      O projeto “Outubro Feliz” da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) tem proporcionado muita animação e alegria entre as crianças das creches espalhadas no município. O projeto é voltado para as crianças do berçário até o bloco três da educação infantil. A intenção é atender mais de mil assistidos das creches.
                      O projeto antecede as comemorações do Dia das Crianças (12 de outubro) visando dar oportunidade de lazer e sociabilidade educativa para valorizar as crianças. De acordo com o Departamento de Cultura da SMEC, a intenção é disponibilizar atividades de extraclasse variadas, que sejam interessantes, além de estimular a autoestima infantil.
                      Para o “Outubro Feliz” são oferecidas recreações com jogos infantis, bambolê, pula-pula, piscina de bolinha e uma animadora infantil que também caracteriza o rosto das crianças. A Secretaria de Educação também confeccionou sacolas com roupinhas do personagem Mickey contendo guloseimas para serem distribuídas ao público infantil.

 “Além de desenvolver a expressão oral e corporal nas atividades oferecidas, há benefícios para as crianças como o desenvolvimento do raciocínio lógico, a coordenação motora e a percepção auditiva e visual. A semana da criança é também mais uma grande oportunidade de trabalhar as datas comemorativas de forma educativa, divertida e diferenciada”, destacou a secretária municipal de Educação, Yara Cinthia.

Andamento:

                       O projeto já passou pelas creches de Macuco, Guaxindiba, Floresta, Imburi, Valão Seco, Carrapato, Travessão de Barra e Barra do Itabapoana. Na terça-feira (10/10/2017) foi nas localidades de Gargaú, das 8h às 10h30, e Praça João Pessoa, das 13h às 15h30. Na quarta-feira (11/10/2017) foi realizada no Centro da cidade, das 8h às 10h30.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:

















Prefeita de SFI Francimara lança Programa ID Jovem no município (SFI):

                        Na presença de dezenas de estudantes das redes municipal e estadual de ensino, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara lançou o Programa Identidade (ID) Jovem no município. A assinatura do termo de compromisso e parceria entre os governos municipal, estadual e federal aconteceu em uma solenidade, no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Centro da cidade. Durante o evento, foram emitidas as primeiras carteirinhas.
                        A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional pelo Grupo Art Lata, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e do Hino Municipal, também com a participação do projeto, além do violinista Izaac Jerez e da regente Emilly Carneiro. Em seguida, houve a apresentação do grupo de dança Spot Art, formado por alunos da Secretaria Municipal de Educação e Cultural (SMEC).
                        Em seu discurso, Francimara reafirmou que os jovens não serão esquecidos pelo poder público. “É com muita alegria que estamos aqui! Agradeço a todos os envolvidos que permitiram o lançamento do ID Jovem em São Francisco de Itabapoana. Muita coisa ainda está por acontecer em nosso Governo para beneficiar a juventude do município”, ressaltou a prefeita.
                        Representando a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, o diretor do Departamento da Juventude, Gabriel Cardoso, destacou que o ID Jovem é um grande avanço para os jovens são franciscanos.
                        O diretor de programas e projetos da SMEC, Valnei Soares, representou a secretaria e também elogiou os benefícios concedidos pelo projeto e a expectativa de novos programas voltados para a juventude do município.
                         Segundo a superintendente estadual de Políticas para Juventude, Jéssica Ohana, o órgão quer “estar cada vez mais em SFI, trazendo mais benefícios para a juventude”. Ela afirmou que o executivo municipal “tem se mostrado parceira”.
                         Por fim, a secretária nacional da juventude, Thaís Nascimento, explicou os procedimentos necessários para inclusão no benefício.

ID Jovem – O programa é destinado para jovens entre 15 a 29 anos, cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos por mês. É necessário ainda que o jovem esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

                         O cartão de ID será virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet. As formas para obtenção do ID serão através do NIS (número de identificação social), que é atribuído pela Caixa Econômica Federal (CEF) às pessoas que são beneficiadas por algum projeto social e ainda não tenham cadastro no Programa de Integração Social (PIS). Caso o jovem não esteja incluso no CadÚnico, é preciso levar CPF ou identidade para cadastro.
                         O cadastramento é feito em uma das três unidades – Centro, Ilha dos Mineiros e Praça João Pessoa – do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Aprovação:

                         Áurea Terra, 26 anos, disse que o ID Jovem será uma oportunidade para “conhecer novas culturas”. “Será um gasto a menos na família, além de ser muito importante para o desenvolvimento cultural”, afirmou.
                        O jovem Yuri Nascimento, 15, informou que “foi fácil e rápido” ter acesso ao número do programa. “Vou poder viajar mais agora”, comemorou.

Decreto transfere Departamento de Juventude:

                        No final da cerimônia, a prefeita assinou o decreto nº 47, de 2 de outubro, que altera o nome da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social para Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano. O documento também transferiu o Departamento de Juventude do Gabinete da prefeita para a secretaria.
                         Na publicação, Francimara considera “a necessidade de aperfeiçoar os serviços administrativos”, além de atender “ao princípio institucional da dignidade da pessoa humana no tocante aos nossos jovens”. Ela reitera ainda que “o município tem o dever de zelar e incentivar o protagonismo dos jovens em nossa sociedade, para que estes ganhem mais notoriedade” e contribuam “para a valorização da cultura, meio ambiente, artes e diversos segmentos da nova geração”.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:
















































































GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:









Nenhum comentário:

Postar um comentário