segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"QUEM GOVERNARÁ ? ? ?"



        O instituto Datafolha divulgou a primeira pesquisa eleitoral realizada após a aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos. De acordo com o levantamento, publicado na edição do jornal Folha de S. Paulo, Dilma Rousseff se reelegeria no primeiro turno caso disputasse a eleição contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), os candidatos mais prováveis no cenário atual. Na simulação, a presidente aparece com 42% dos votos, contra 21% do tucano e 15% do governador de Pernambuco. Os votos brancos e nulos somam 16% e 7% estão indecisos.  A nova pesquisa sugere que os votos antes destinados a Marina foram divididos quase igualmente entre os candidatos. No levantamento de agosto, antes da rejeição do partido da ex-senadora pelo TSE, Dilma aparecia com 35%, Marina com 26%, Aécio com 13% e Campos com 8%. Com Marina fora da disputa, Aécio cresceu oito pontos e Dilma e Campos subiram sete.




         O Datafolha também testou outros cenários, trocando o nome de Aécio pelo de José Serra no PSDB e o de Campos pelo de Marina no PSB. Em todas essas outras combinações haveria segundo turno. O cenário mais equilibrado seria justamente aquele com os presidenciáveis que não são considerados a primeira opção em seus partidos. Na projeção com Marina e Serra como candidatos, Dilma teria 37%, contra 28% da ex-senadora e 20% do tucano.
        Nas simulações do segundo turno, a atual presidente derrotaria todos os seus concorrentes. O embate mais disputado seria contra Marina, com vitória para Dilma por 47% a 41%. Serra seria derrotado por 51% a 33%, Aécio por 54% a 31% e Campos por 54% a 28%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário