Em maio deste ano, a Prefeitura de Francisco de Itabapoana (RJ), Norte Fluminense, comprou um tomógrafo por dispensa de licitação no valor de R$ 1 milhão.
Depois da compra, o equipamento só teria chegado às dependências do Hospital Municipal Manoel Carola em junho, após formalização de denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE-RJ). Depois de instalado, o equipamento não funcionou, o que manteve a rotina de deslocamento de pacientes para fazer exames em Campos.
A informação é do médico Dagoberto Saraiva Ornelas, que reproduziu em suas redes sociais os documentos que fundamentaram a denúncia ao MP. Confira:
Fonte: Facebook
O relato do médico destaca a gestão desastrosa na saúde do município em plena pandemia da Covid-19.
Dagoberto é médico da rede municipal de saúde e morador do distrito de Barra do Itabapoana e na mesma postagem no Facebook ele denuncia que “a saúde pública parece está infectada pela corrupção”.
“Temos muitos casos de mortes evitáveis por causa de má gestão pública e não por causa das equipes de saúde”, disse o médico.
Na denúncia, o servidor anexou um documento que mostra a dispensa de licitação no processo de compra do aparelho de tomografia computadorizada. “Os doentes que precisam desse exame ainda são levados até Campos para tomografar quando é necessário”, disse.
A saúde de São Francisco não pode se queixar de falta de recursos. Só do governo Federal a Prefeitura já recebeu o repasse de R$ 5 milhões para enfrentar a pandemia.
OUTRO LADO
No site oficial, a Prefeitura de São Francisco do Itabapoana mostra a entrega do equipamento no Hospital Manoel Carola com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos e do secretário de Saúde, Sebastião Campista.
Na ocasião, a matéria oficial destacou que o aparelho tem três meses de garantia e para funcionar perfeitamente teria que passar por montagem, testes e treinamento de equipe.
FONTE: https://www.portalviu.com.br/
São Francisco de Itabapoana, Buena - RJ - matéria escrita e postada por ELISÂNGELA GOMES RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário