Foi aprovado o novo traçado da ferrovia que
irá ligar os portos do Rio e Vitória/ES, a EF 118. O projeto visa
solucionar as questões do Corredor Logístico do Norte Fluminense. A
alternativa foi acatada durante reunião do Conselho Municipal de
Desenvolvimento Sustentável (Comudes) realizada no auditório da sede da
Prefeitura de Campos.
O Corredor é um projeto viário formado por ferrovia que será margeada
por duas rodovias entre Campos e São João da Barra, chegando ao Porto do
Açu. O traçado terá 45 km de extensão e servirá para o transporte de
cargas tanto do Porto quanto do Complexo Logístico Farol/Barra do
Furado, além de outros empreendimentos industriais do estado do Rio e do
Espírito Santo.
Participaram da reunião a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, o
vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Chicão; o secretário de obras,
Edilson Peixoto; o subsecretário de Transportes do Estado do Rio, Delmo
Pinho; o engenheiro José Júlio, e o presidente da Câmara dos Dirigentes
Lojistas (CDL), Roberto Escudine, além de representantes da sociedade
civil.
O projeto estava parado desde 2009 quando a execução foi embargada pela
prefeita Rosinha Garotinho, que solicitou um projeto alternativo, já que
o antigo separaria as localidades de Ururaí e Tapera, e outras
localidades desde a Baixada Campista até ao 5º Distrito de São João da
Barra.
Como a solicitação do projeto, que seria realizado pela empresa LLX, não
foi apresentada na época, a prefeitura de Campos formalizou um novo
plano e apresentou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do
Rio de Janeiro (DER-RJ), que juntos chegaram a um consenso.
O Projeto final apresenta um novo traçado da EF 118, que utiliza parte
do antigo trecho da rodovia RFFSA, operado pela Ferrovia Centro
Atlântica/SA (FCA) e que a partir da localidade de Dores de Macabu
desvia a ferrovia para um novo trecho na direção leste, passando
por Tocos, seguindo pelo litoral, contemplando o complexo Logístico
Farol Barra do Furado (entre Quissamã e Campos), Porto do Açu, (São João
da Barra), Porto Barrinha (São Francisco de Itabapoana), Porto de Ubu
(Anchiete/ES), seguindo em novo traçado até Vitória.
O antigo projeto não foi aceito pela prefeitura porque, segundo a
prefeita, a ferrovia iria causar transtornos a cidade. A prefeita
ressaltou que o objetivo é causar o menor transtorno possível para o
município. “É claro que vai ter que passar pela nossa cidade. A gente
está procurando oferecer o que dá menos impacto”, disse Rosinha.
O projeto alternativo foi apresentado pelo subsecretário de Transportes do Estado do Rio, Delmo Pinho e
técnicos da empresa de consultoria contratada pelos governos do Estado
do Rio e do Espírito Santo para definir um traçado alternativo para a EF
118, que integra o Plano Nacional de Logística, anunciado pela
presidente Dilma Rousseff.
De acordo com Delmo, o projeto apresentado é 42 km mais curto do que o
projeto apresentado pelo Governo Federal e irá economizar cerca de R$
400 milhões. “A região Norte Fluminense vai ser interligada por
ferrovias de excelente qualidade”, ressaltou.
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