domingo, 29 de julho de 2012

CARLA MACHADO FILMA JOÃO PEIXOTO ENSINANDO A TRAIR


Quando se fala em política, quase nada surpreende. Mas a desfaçatez e a total falta de pudor do deputado João Peixoto nesse trecho de um dos vídeos gravados na casa da prefeita Carla Machado, em Atafona (eles existem mesmo), mostra bem em que tipo de político o povo anda votando. Nele, o deputado João Peixoto tenta convencer Gersinho da oposição sanjoanense a mudar de lado em São João da Barra, usando o cínico bordão “Farinha pouca, meu pirão primeiro” e ensinando detalhadamente como se trai usando como exemplo o que fez em Campos. E ainda diz que avisou um dia antes para não ser considerado uma traição deixar a bancada de um partido para integrar a bancada oponente em troca de vagas para seu “povo” (cabos eleitorais), obras e acesso à secretarias. Depois de ocupar com a sua militância, como disse, todas as vagas do lado de Guarus, diz ele: “eu ganhava tudo” (eleições). Isso é que é fisiologismo.


Ouça com atenção um pequeno trecho dos vários vídeos e gravações a que o blog conseguiu acesso:

João Peixoto - “Farinha pouca, meu pirão primeiro. Eu fiz uma oposição”.

Carla – “Eu só acho e volto a falar o que falei primeiro, ele está sendo burro e eu não entendo a consideração do PT com Alexandre, que nunca fez nada por ele, e esquece o carinho que eu tenho por ele”.

João Peixoto – “Fiz oposição a Garotinho elegendo Paulo Feijó com um voto, o meu voto, 11 a 10. Tô vendo tudo fechado pra mim, na eleição, e eu não posso ficar assim. Fui lá e conversei com Sr. Amaro, não, foi ele que mandou me chamar, ele falou: “João, eu conheço você, sei que é uma pessoa de bem, bem intencionado, mas nós temos 10 e a oposição tem 11. Você não quer vir para nossa bancada, não?” Claro que eu queria, era tudo que eu queria. Eu perguntei pra ele: “Seu Amaro, o que vai vir pra mim?” Ele disse: “Tudo que tiver em Guarus é por sua conta.” Doutor, de uma vez só eu arranjei 80 vagas, 80 vagas. Não tem a Fundação do Menor ali? Eu coloquei todos e os outros não colocaram nada, Claudeci, Paulo Feijó. Resumindo, eu falei com ele, eu gostaria de ter uma reunião com vocês amanhã, pode marcar? Mas eu estava com a bola cheia. Voto no dia da eleição para Arnaldo Vianna, botei lá e votaram nele, então foram três votos, eu estava com a bola cheinha. Aí todo mundo lá, era 9h, eu disse: “olha, eu quero passar uma coisa para vocês aqui pra mim (sic) não passar como traidor. Eu quero ser deputado e você presidente, não tem nada para me dar e, a partir de hoje, eu vou para bancada do PDT. Ele falou: “Eu não estou acreditando, depois dessa articulação toda que você fez, você vem dizendo isso para mim.” Eu disse: “Eu não vou trair vocês, eu vou para bancada do PDT, vou porque eu quero ser deputado. Aqui vai ter obra pra mim? Aqui vai ter emprego, aqui vai ter uma secretaria para eu atender ao meu povo?” O presidente disse: “Nós fazemos um aperto aqui e o prefeito vai ter que cair na nossa mão.” Eu disse: “Não. Farinha pouca, meu pirão primeiro, eu não quero me aventurar, não.” Daí eu fui deputado, eu ganhava tudo”.

BARBOSA PERDE A PRIMEIRA BATALHA EM SFI

A coligação “São Francisco, Uma Família para todos” propôs representação eleitoral contra o candidato Pedrinho Cherene sobre o argumento de que Pedrinho não poderia aparecer em fotos ao lado de Garotinho. O juiz sustentou em sua tese que somente Garotinho poderia reclamar pelo uso de sua imagem ao lado de Pedrinho Cherene (O que não fez). 

Ao que parece a coligação que sustenta a candidatura de Frederico se precipitou ao ajuizar a presente ação nesse momento eleitoral. Perder uma batalha como essa em uma campanha difícil como é a de São Francisco é algo complicado e difícil de convencer a militância de que Garotinho é amigo dos dois. Para quem sustenta que garotinho tem rejeição essa é a demonstração inequívoca de que em São Francisco do Itabapoana ele não tem rejeição nenhuma, porque existe duas candidaturas lutando pelo apoio do Menino da Lapa. A coligação da 'Família Lemos' deverá recorrer da decisão mas ao que tudo indica não deverá ter sucesso pois a representação já nasceu morta. Porque só depende do Garotinho para que as fotos continuem, ou sejam, tiradas da propaganda. 

É... São Francisco tem uma eleição difícil e esses contornos podem prejudicar a candidatura de Frederico e por isso é que restou demonstrado da decisão que a coligação perdeu a primeira das muitas batalhas que vem por aí. Uma coisa é certa o blog vai noticiar todos os fatos sem privilegiar ou ridicularizar qualquer candidato. Sobre SFI depois voltamos ao assunto: 

Segue abaixo a decisão do Juiz Eleitoral :    

D E C I S à

Trata-se de representação por propaganda irregular com pedido de liminar formulada pela coligação “SÃO FRANCISCO, UMA FAMILIA PARA TODOS, em face do candidato Pedro Jorge Cherene Júnior e Amaro Barros Fernandes, por utilizarem placas com foto do Deputado Federal Anthony Garotinho e a Prefeita Rosinha Garotinho, alegando que pode confundir os eleitores e causar animosidade no pleito local de 2012. 

É o relatório. Decido 

Apoio político/eleitoral praticado por lideranças políticas que pode ou não contrariar lideranças partidárias ou estratégicas políticas regionais e até mesmo nacionais. Falta legitimidade do partido/coligação para tal pretensão contida na ação. 

Uso de imagem constitui direito personalíssimo cabendo a própria parte cuja imagem foi utilizada, no caso de uso indevido postular a pretensão destinada a impedir a veiculação de sua imagem. 

A inicial não se fez acompanhar de prova de que o Partido da República e o Deputado Federal referido assumiram o compromisso de apoiar exclusivamente o candidato da coligação, “São Francisco, uma família para todos.” 

Situação que em cognição precária em tese impede o reconhecimento do fumus boni iuris para concessão da liminar, além de fazer com que a matéria permaneça no campo de direito de personalidade e não no direito eleitoral. 

Isso posto, no momento INDEFIRO o requerimento formulado pela Coligação São Francisco uma família para todos. 

Justiça Eleitoral de São Francisco indefere registro de 12 candidatos a vereador


De acordo com sentença do juiz da 130ª Zona Eleitoral de São Francisco de Itabapoana, Leonardo Cajueiro D'Azevedo, 12 candidatos a vereador do município sanfranciscano tiveram suas candidaturas indeferidas. Dois entraram com pedido de renúncia. Confira, abaixo,  a relação que está disponibilizada no site divulgacand2012 do TSE Tribunal Superior Eleitoral. 


Nome do Candidato
Nome para urna
Número
Situação
Partido
Coligação
ALEXANDRE PACHECO TERRA
ALEXANDRE TERRA
23123
Indeferido
PPS
NOVA SÃO FRANCISCO!
ANTONIO NUNIS DE AZEREDO
CORDEIRINHO DA COREÍA
27999
Indeferido
PSDC
São Francisco em 1. lugar
CAMILO CANDIDO DA SILVA
RAMIRO
10123
Indeferido
PRB
A VOZ DO POVO
ELIANE ANDRE FIGUEIREDO
ELIANE ASSISTENTE SOCIAL
40885
Indeferido
PSB
NOVA SÃO FRANCISCO!
HERVAL CARDOSO FILHO
HERVALZINHO DE GARGAU
43222
Indeferido
PV
MUDAR DE VERDADE
HUMBERTO RAMOS MARTINS
BEBETO RAMOS
20123
Indeferido
PSC
PARA UMA SÃO FRANCISCO MELHOR
IRACI DA SILVA WELLEMAN
IRACY DA CAIXA DAGUA
40777
Renúncia
PSB
NOVA SÃO FRANCISCO!
JOAO FRANCISCO DA SILVA MANHAES
JOAO DA ÓTICA
40456
Renúncia
PSB
NOVA SÃO FRANCISCO!
JOSE CARLOS SILVA DE SOUZA
ZEZÉ RISADINHA
22345
Indeferido
PR
NOVA SÃO FRANCISCO!
JULIO CESAR DIAS DE MELO
JULIO CESAR
14567
Indeferido
PTB
São Francisco em 1. lugar
MARIA CRISTINA LOPES MENDES
CRISTINA DOS IDOSOS
22444
Indeferido
PR
NOVA SÃO FRANCISCO!
REGINA BARRETO
REGINA BARRETO
40222
Indeferido
PSB
NOVA SÃO FRANCISCO!
ROSENI DE AZEVEDO CAMILO
ROSENI CAMILO
45345
Indeferido
PSDB
SÃO FRANCISCO DO BEM
ZENY ORNELAS CARDOSO
ZENY ORNELAS
33334
Indeferido
PMN

São Francisco em 1. lugar

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Negligência ou incompetência?

A saúde do Município de São Francisco de Itabapoana continua em condições precárias. O atual Prefeito, logo que assumiu o comando do Município se tornou figura fácil nos meios de comunicação, dando a garantia de abertura de postos de Saúde, remédios à vontade e reestruturação no atendimento médico além de exames de pequena e média complexidade. No caso do remédio, pude assistir a uma carreata acompanhada de fogos de artifícios, onde a principal atração era uma carreta baú supostamente carregada de medicamentos. A situação do atendimento médico, não foi normalizada e muito menos os exames. No caso deste, fato relevante ocorreu envolvendo o meu sobrinho Diego Agostinho de apenas 4 anos de idade. O menor foi atendido por duas vezes no Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimba. Na ocasião o paciente apresentava sintomas de gripe e estava febril. Foi feito 2 Raio X, e nenhuma anormalidade teria sido identificado através do referido exame. Foi ministrado medicamentos e a criança foi liberada pelo Médico plantonista. Horas depois, o estado de saúde se agravou e o Diego foi levado para o Hospital Dr. Bêda, em campos, sendo diagnosticado sérias complicações pulmonares. A criança permanece neste momento internado em estado que inspira cuidados, os pais desesperados e toda a família preocupada e torcendo por sua recuperação.

 Não vou entrar no mérito político ou na habilidade administrativa daqueles que comandam a saúde de nossa cidade. O meu alerta é para o fato de se cobrar ao profissional de saúde, que tenha mais cuidado ao diagnosticar um sintoma. Quantos diagnósticos equivocados continuarão sendo apresentados no Hospital Manoel Carola? Quantas pessoas ainda irão morrer por diagnóstico “mais ou menos “. Senhores coordenadores da saúde de São Francisco de Itabapoana, identifique essas falhas e priorize a contratação de profissionais que ofereçam um bom atendimento e não um atendimento “mais ou menos”. No caso apresentado, teria sido negligência ou incompetência?.

ROSINHA GANHARIA NO PRIMEIRO TURNO COM 57%

Se as eleições de outubro próximo em Campos fossem realizadas hoje, a prefeita Rosinha Garotinho (PR), candidata à reeleição, venceria a disputa em primeiro turno, segundo pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Precisão.
A sondagem ainda indica que Rosinha tem quase o triplo dos votos dos demais
candidatos. Na soma dos votos válidos, Rosinha dispara com 72%, enquanto o segundo colocado, Arnaldo Vianna (PDT), tem 23%; Makhoul Moussalem (PT) soma apenas 5%. Os candidatos Erik Schunk (Psol) e José Geraldo (PRB) não tiveram seus nomes mencionados pelos eleitores.
A pesquisa, encomendada pelo PR, foi registrada no último dia 20, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o número do protocolo é RJ00028/2012. Foram entrevistadas mil pessoas, nos dias 21, 23 e 23 deste mês, em diferentes pontos da cidade (distrito-sede) e do interior (demais distritos do município).
Na pesquisa estimulada, Rosinha totaliza 57% das intenções de voto, à frente de Arnaldo Vianna, segundo colocado, com 18%. Makhoul Moussalem fica em terceiro, com 4%. Erick Schunk e José Geraldo não foram citados. Desse universo, 13% dos entrevistados disseram não saber ainda em quem votar ou não opinaram, enquanto 7% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. A pesquisa estimulada é aquela em que o entrevistador apresenta os candidatos ao entrevistado e pergunta em qual deles votaria.
Na pesquisa espontânea, Rosinha totaliza 46% das intenções de votos, enquanto Arnaldo soma 10%. Makhoul tem apenas 2%. Erik e José Geraldo não tiveram seus nomes lembrados pelos entrevistados. Nesta pesquisa, 39% das pessoas entrevistadas disseram que não sabem em quem votar ou não opinaram sobre a pergunta, enquanto 2% votariam em branco, anulariam o voto ou não optariam por nenhum candidato.
Na sondagem espontânea, em que os entrevistadores simplesmente perguntam ao entrevistado em qual candidato votaria nas eleições de outubro, Rosinha tem mais do que o triplo da porcentagem das intenções de voto somadas pelos outros candidatos: 46% contra 12%. Já na pesquisa estimulada, a prefeita soma quase três vezes o total dos outros postulantes: 57% contra 22%.
O candidato Arnaldo Vianna é o que mais enfrenta índices de rejeição, com 24% do percentual dos entrevistados, seguido de Rosinha, com 14%. Makhoul tem 13% e Erik, 10%. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3.1 pontos percentuais para mais ou para menos.

RELATOR DO PROCESSO DE ROSINHA NO TRE É O MESMO QUE A MANTEVE NA PREFEITURA


 

O Desembargador Sérgio Schwaitzer é o relator dos três processos de Rosinha Garotinho que constam na pauta desta quinta-feira (26) do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro. São dois recursos eleitorais e uma ação cautelar, todos com Rosinha Garotinho ficando como recorrente e requerente, respectivamente.

Trata-se do mesmo Desembargador que em outubro do ano passado manteve Rosinha Garotinho no cargo de prefeita de Campos , derrubando decisão da 100ª Zona Eleitoral que  cassou na mesma época  o registro de candidatura da governante nas eleições de 2008, determinando o seu imediato afastamento do cargo.
É esperar para saber. A sessão começa às 14h. A Rádio Absoluta 1470AM acompanha em tempo real.

Rosinha com 57% das intenções de voto na pesquisa do Precisão

Julgamento da prefeita confirmado para esta quinta no TRE
Julgamento da prefeita confirmado para esta quinta no TRE
 
O Instituto Precisão divulgou nesta quarta-feira (25/07), a pesquisa de intenção de votos para as eleições 2012 em Campos. Foram ouvidas 1000 pessoas, entre os dias 21 e 23 de julho. A pesquisa também ouviu a opinião dos eleitores sobre o governo municipal.

Na pesquisa espontânea Rosinha Garotinho (PR) teve 46% dos votos, Arnaldo Vianna (PDT) 10%, Makhoul Moussalém (PT), ficou com 2%, brancos e nulos 2%, 39% não sabem ou não opinaram. José Geraldo (PRP) e Erik Schunk (PSOL) não pontuaram.

Na estimulada, o resultado foi o seguinte:

57% Rosinha Garotinho
18% Arnaldo Vianna
13% Não sabem ou não opinaram
7% Brancos e nulos
4% Makhoul
Erik Schunk e José Geraldo não pontuaram

Segundo a pesquisa, a rejeição é liderada por Arnaldo Vianna, quando perguntados em qual dos candidatos os eleitores não votariam o resultado foi:

24% Arnaldo Vianna
23% Não sabem ou não opinaram
14% Rosinha Garotinho
13% Makhoul
11% Nenhum dos candidatos
10% Erik Schunk
6% José Geraldo

AVALIAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPALQuando a pergunta foi qual a avaliação que você faz do governo municipal, o resultado foi:

36% Boa
34% Regular
15% Ótima
8% Péssimo
6% Ruím
2% Não opinaram

Esta quinta-feira é um dia decisivo para a prefeita Rosinha, porque está na pauta do TRE o julgamento do mérito da liminar que mantém a prefeita no cargo. A sessão do Tribunal começa às 14h. Rosinha e o vice Chicão foram condenados por uso indevido de meio de comunicação. Rosinha chegou a ser afastada do cargo e conseguiu retornar por força de uma liminar.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

PARECE, MAS NÃO É!

Queridos eleitores, corre-se o boato que a candidata Yara Cínthia fechou com o atual governo, mas isso não procede. Quem fechou foi apenas o seu partido PMDB

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quatro vereadores desistem de tentar reeleição em Campos


Vieira Reis anunciou decisão de apoiar outro candidato do partido

Vieira Reis anunciou decisão de apoiar outro candidato do partido
Após os vereadores Marcos Bacellar (PDT), Ilsan Vianna (PDT) e Jorge Pé no Chão (PT do B) desistirem de concorrer a eleição em 2012, nesta terça-feira (17/07), o vereador do PRB, Jaildo Vieira Reis, anunciou que está abandonando a disputa à Câmara Municipal de Campos.

Vieira Reis postou no Facebook que a partir de agora se dedica a campanha de Dayvisson Miranda.

“Olá amigos e usuários do face, venho aqui comunicar a todos que desta vez não estarei concorrendo as eleições, mas estarei trabalhando para eleger o meu amigo Dayvisson Miranda, que será o nosso vereador. Estarei trabalhando para a eleição do mais jovem vereador de Campos dos Goytacazes! Estarei fora da disputa, por estar indo cumprir uma grande tarefa do nosso grupo!”, postou o vereador na rede social. 

Em entrevista coletiva no Palace Hotel, no final da manhã o vereador anunciou oficialmente sua desistência e o apoio ao então assessor, Davyson Miranda, juntamente de outros membros do partido e candidatos a vereadores.

“Estava aguardando o momento certo para o anúncio da decisão sobre a minha candidatura e ontem conclui o procedimento de desistência. É um termo que não gosto muito de usar, porque não sou de desistir dos desafios. Mas há dois meses nasceu um projeto do nosso partido e há um mês recebi a notícia que faria parte dele. Isso foi se fortalecendo com o mandato ou não de reeleição, mas não podia confirmar nem desmentir. É uma tarefa grande, que resolvi aceitar e ficou definido que o melhor seria sem a reeleição”, disse.

O vereador disse que apesar de ser uma decisão difícil, mas em função de todo o grupo que serve, é preciso estar disposto a sacrifícios em prol de algo maior. Mas quando perguntado sobre qual seria a grande tarefa, ressaltou que se trata de algo de abrangência nacional, mas ainda não pode falar.

Durante o anúncio, ele citou outros nomes como o Presidente da Condenca, Jivago Faria, que foram cogitados para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal do município, além de Davyson Miranda. Além disso, o vereador irá permanecer na presidência municipal do PRB e na Executiva, como vice-presidente regional.

“O Davyson demonstrou ser uma pessoa fiel e será o meu substituto. Ele é o nosso indicado. Mas irei cumprir meu mandato até o último dia defendendo o povo e agora trabalhando para eleger os candidatos do PRB. Vamos continuar trabalhando e buscando o melhor para a nossa população e a nossa cidade, que pode evoluir através de parlamentares sérios. E Campos está nesse caminho do desenvolvimento. O apoio que seria dado a minha pessoa, peço aos amigos que transfiram agora para o Davyson.” Disse Vieira Reis.

Após ser anunciado como o substituto para a candidatura de Vieira Reis, o segundo secretário do Diretório Municipal Provisório do PRB e novo candidato a vereador, Davyson Miranda, disse que recebeu a notícia com alegria e será uma missão muito importante representar Vieira. Ele revelou também, que já possuía pretensões políticas de se candidatar.

“Pensei muito, mas como um pedido do Bispo, não tive como negar. Representá-lo será muito difícil, pois nesses anos de mandato, foi feito um trabalho honesto e sincero voltado aos interesses da população. Pretendo seguir o mesmo rumo de trabalho e o mesmo exemplo, que ele tem direcionado na Câmara. Confesso que já tinha pretensões políticas, pelo bom conhecimento que tenho da cidade e por lidar muito com o público, devido ao trabalho que realizo em carro de som. Depois também de começar a trabalhar como assessor, fui pegando gosto pela política.” Finalizou.

sábado, 14 de julho de 2012

HOMEM DE CONFIANÇA DE JOÃO PEIXOTO DENUNCIA BARBOSA

Corre a boca miúda em São Franisco do Itabapoana que a denúncia que culminou com a presença da Polícia Federal nas dependências da fundação comandada pela 'Família Lemos' foi feita por um homem da estrita confiança do Deputado João Peixoto. O pomo da discórdia teria sido a exoneração de uma filha desse famoso cabo eleitoral de João Peixoto. Dizem que este homem revelou que o assunto não para por aí. O citado cidadão se julga credor da 'Família Lemos' e não aceita qualquer tipo de exclusão.

Enquanto isso a aliança de João e Barbosa, que nunca foi essa Brastemp corre o risco de ter alguns problemas, até porque a 'Família Lemos' já resolveu as pendências de Frederico no TRE. João Peixoto nesse caso não seria a preciosidade que antes se apresentava, mesmo porque a cada dia que passa o certificado de João vale menos, pois começa a se aproximar da eleição dele, João e aí como diria o próprio Deputado: Quem vai estar do outro lado do balcão é Barbosa.

A platéia é grande para assistir os próximos capítulos entre a 'Família Lemos' e João Peixoto com seus comandados, alguns deles até mesmo meio atrapalhados. Lemos não deve perder de vista que Peixoto é homem forte do governador e ainda não se pode dizer que se trata de leão sem dente.

Frederico com Sandra, a vice.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Câmara aprova alteração na lei do transporte alternativo em Campos

Sessões foram realizadas no hall da Câmara, por causa da reforma no plenário
Sessões foram realizadas no hall da Câmara, por causa da reforma no plenário
 
Em sessões extraordinárias realizadas na manhã desta terça-feira (11/07), na Câmara Municipal de Campos, foram aprovadas por unanimidade alterações na Lei 8.169/2010, que dispõe sobre o transporte alternativo no âmbito do município de Campos.

Com a aprovação, serão autorizadas alterações que tratam da adequação dos procedimentos da lei que regula o transporte alternativo, de forma a flexibilizar o trâmite e exigências da burocracia que regulam o funcionamento do setor, operado por vans e microônibus.

Entre as modificações aprovadas, consta a ampliação do prazo de vistoria dos veículos, que atualmente é de seis meses, para 12 meses. Também consta a ampliação do prazo do cadastro de permissão de uso, que é de 12 meses para 36 meses e também a flexibilização quanto à exigência de cadastro de dois auxiliares motoristas (que atuam um em cada turno como cobradores) por dois auxiliares, sem a exigência da habilitação (para os auxiliares dos motoristas).

Após a aprovação das alterações na lei, a vereadora Odisséia Carvalho fez uso da palavra para alertar motoristas de veículos que prestam serviços no transporte alternativo, para que tenham mais cuidado na atividade que desempenham.

“E um dia especial, mas gostaria de pedir aos profissionais do transporte alternativo para que tenham mais cuidado na condução dos passageiros que, em determinados casos, são transportados em pé, com a porta do veículo aberta. A Emut, por dispor de poucos agentes para fiscalizar a atividade, muitas vezes não consegue coibir esse tipo de prática. Portanto, peço que vocês cuidem da nossa população da maneira como ela merece”, disse.

Devido a obras de reforma no plenário, as sessões extraordinárias foram realizadas no hall da Câmara com toda a estrutura necessária ao tranquilo andamento dos trabalhos que, também, contou com a presença de inúmeros motoristas e auxiliares do transporte alternativo. Assim que os vereadores retornarem do recesso parlamentar, na primeira quinzena de agosto, as atividades retornarão ao normal no plenário.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Disputa por cadeira na Câmara Municipal de SFI terá 163 candidatos


Eleição para prefeito polarizou entre Pedrinho e Frederico
Para nortear os eleitores de São Francisco de Itabapoa, o Blog disponibiliza aqui a lista dos 163 candidatos a vereador

Foi dada a largada para a corrida eleitoral a uma das 13 vagas na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. Ao todo 163 candidatos registraram seus nomes para concorrer a uma cadeira no Legislativo Sanfranciscano, e agora aguardam a Justiça se manifestar sobre o julgamento de suas candidaturas.

No município a disputa para prefeito polarizou mesmo. Os candidatos são jovens e filhos de ex-prefeitos. O médico Pedrinho Cherene (PSC nº 20) é filho do saudoso ex-prefeito Pedro Cherene. E o radialista e atual prefeito Frederico Barbosa Lemos (PR nº 22) é filho do ex-prefeito Barbosa Lemos.

Já os candidatos a vereador estão distribuídos em seis coligações: Coligação Mudar de Verdade - PP / PT / PV (26 candidatos) , Coligação Para uma São Francisco Melhor - PSC / PPL (26 candidatos), Coligação São Francisco em 1º Lugar - PTB / PSDC / PMN (20 candidatos), Coligação São Francisco do Bem - PTC / PSDB / PC do B (26 candidatos), Coligação Nova São Francisco! - PR / PPS / PSB (20 candidatos), Coligação Sou de São Francisco, Sou da Paz! - PDT / PMDB / PSD (19 candidatos), Coligação A Voz do Povo - PRB / DEM (26 candidatos).

Os dados foram extraídos do programa DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral. Por meio do DivulgaCand 2012 (clique aqui para acessá-lo), é possível consultar o número de candidaturas por município e por cargo. Além de verificar a situação do pedido de registro do candidato, o sistema permite pesquisar informações repassadas à Justiça Eleitoral, como a declaração de bens do candidato, consulta a certidões criminais, previsão de gastos de campanha do mesmo e propostas de governo.


O sistema está disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

ARNALDO ENTRE OS CANDIDATOS QUE DIZEM TER FICADO MAIS POBRES



O dever principal de um prefeito, noves fora os quilos de promessas feitos em tempos de campanha, é atrair investimentos para a cidade que governa e criar um ambiente propício para a geração de riquezas. Mas, a contar a performance de pelo menos quatro candidatos a prefeito no manejo de suas finanças pessoais, alguns não têm conseguido fazer isso dentro de casa.

Segundo as informações que prestaram à Justiça Eleitoral, entre uma eleição e outra, Eduardo Paes (PMDB), candidato no Rio; Alcides Rolim (PT), na disputa em Belford Roxo; Arnaldo Vianna (PDT), na briga por Campos, e Nelson Bornier (PMDB), que concorre à Prefeitura em Nova Iguaçu, ficaram... mais pobres.

O EXTRA cruzou a declaração de bens apresentada por candidatos na última eleição que disputaram e a relação atual. Os quatro exemplos tiveram reduções em seus patrimônios.

Foi o caso do prefeito do Rio de Janeiro. Em 2008, ele tinha cinco salas, no Centro, na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá e um carro Corolla. Tudo somava R$ 390 mil. Este ano, nenhum dos imóveis consta da lista de bens, composta apenas por investimentos, a exemplo da boa e velha poupança e de aplicação em renda fixa, num total de R$ 330 mil.

Através de uma nota, a assessoria do prefeito disse: "Nos últimos quatro anos, o prefeito se desfez de patrimônio imobiliário e teve uma redução dos seus ganhos mensais, já que o atual salário é inferior aos salários de secretário e de deputado federal".

‘Tenho patrimônio. Isso está errado’

Em quatro anos, o petista Alcides Rolim liquidou metade de seu patrimônio. Este ano, o prefeito de Belford Roxo não declarou o apartamento que tinha na Barra. Também não constam as casas de Nova Iguaçu e de Belford Roxo. Mas o prefeito informou ter R$ 148 mil em espécie. Por meio de sua assessoria, Rolim disse que empobreceu porque, agora que é prefeito, não pode mais exercer a profissão de médico, o que estaria minguando seus bens.

O salário que Arnaldo Viana (PDT) recebe como deputado federal — R$ 26 mil mensais — também não deve estar sendo suficiente para fazer frente a seus gastos. A sua declaração de bens de R$ 207 mil é bem menor do que a de R$ 360 mil de 2010, quando concorreu à vaga que ocupa na Câmara. Em 2008, quando foi derrotado na disputa à Prefeitura de Campos, possuía um patrimônio de R$ 407 mil. Procurado, Vianna não respondeu às ligações.

Já Nelson Bornier (PMDB) creditou à lentidão do TSE o suposto empobrecimento.
— Pô, tenho patrimônio sim! Claro que tenho. São meus bens. Isso está errado. Declarei patrimônio de R$ 896 mil — afirmou o deputado, que, em 2010, informou ao TSE ter R$ 426 mil em bens, a metade do que acumula hoje.

A 157ª Zona Eleitoral, em que Bornier está inscrito, informou que o candidato não entregou nem a declaração de bens nem as certidões criminais, o que pode indeferir sua candidatura.

Confira os valores declarados:

Eduardo Paes (PMDB)
Em 2008, declarou R$ 390 mil. Agora, R$ 330 mil.
Alcides Rolim (PT)
Patrimônio de R$ 618 mil despencou para R$ 325 mil.
Nelson Bornier (PMDB)
Em 2010, R$ 426 mil. Agora, não entregou declaração.
Arnaldo Vianna (PDT)
Em 2010, declarou R$ 360 mil. Agora, R$ 207 mil.

DELEGADO DIZ, NA FOLHA, QUE GAROTINHO INTIMIDA AS PESSOAS


Já escrevi aqui, em mais de uma ocasião, que a política em Campos gira em torno de Garotinho. No poder ou fora dele, Garotinho faz política, provoca o debate político e, de maneira corajosa, encara as situações adversas. Sem ele, como já ocorreu em vários momentos, o debate político ou não existe ou é frágil, ao ponto de não gerar interesse da população e de não gerar material político para a mídia.

Com Zezé Barbosa, Raul Linhares, Sérgio Mendes e Mocaiber, o debate político não ganhava as ruas, não motivava o cidadão. Nos governos desses prefeitos na história recente de Campos, quem promovia o debate político? Garotinho. O debate político, desde a Grécia antiga, é salutar e, fruto da democracia, ajuda a fortalecê-la.

Na mídia estadual e municipais, não há um dia sequer sem referência a Garotinho. As manchetes dos jornais, as postagens nos blogs e sites de notícia são cunhadas a partir dos passos e ações de Garotinho.

Ao dizer algo considerado apenas especulativo, Garotinho é alvo de elogios e críticas, como fez agora na Convenção do PR sanjoanense. Disse que em ão João da Barra, ainda este ano, ocorrerá o mesmo que em Campos em 2008, quando a Polícia Federal prendeu secretários, assessores da Prefeitura e empresários acusados de corrupção, chegando a afastar o prefeito.

Carla Machado, prefeita de S]ão João da Barra, declara que Garotinho denuncia e especula porque tem imunidade parlamentar. Todavia, ela esquece-se que, no caso de Campos em 2008, ele não tinha mandato. Ou seja, Garotinho não precisa de mandato para dizer o que pensa. Geralmente acontece dele ter razão, porque sustenta-se em fatos.

Quando o delegado da Polícia Federal em Campos, provocado pela reportagem de Folha da Manhã, refere-se às especulações de Garotinho, o faz de maneira a provocar uma reação. Tenta desqualificar o ex-governador e faz o jogo "sem querer querendo".

Envolver-se no debate político na condição de delegado ( e a mídia o entrevista justamente por ser ele uma autoridade policial), emitindo parecer sobre Garotinho, revelando sua opinião desabonadora da conduta do parlamentar, é sair da esfera de sua competência institucional e entrar na esfera subjetiva, no campo do "achômetro", principalmente quando tenta macular o caráter do ex-governador, ao dizer: "— Faz parte do processo eleitoral e todos conhecem o estilo do ex-governador, que usa discursos desse tipo para intimidar ou conquistar as pessoas.(...).

A frase, extraída do texto, não deixa margem à dúvida quanto ao conceito que o delegado tem em relação ao ex-governador. Quando o delegado diz que "todos conhecem o estilo do ex-governador", fica evidente que está se referindo ao caráter e que eu e qualquer outra pessoa temos conhecimento de que Garotinho age de uma certa maneira. No caso, uma maneira desabonadora. E quando diz que Garotinho "usa discursos desse tipo para intimidar ou conquistar as pessoas", evidencia sua desaprovação da conduta do ex-governador. Chega mesmo a acusar o parlamentar de intimidar as pessoas. Estende a acusação ao dizer que Garotinho atua no sentido de criar uma instabilidade política no vizinho município.

Acusação gravíssima, principalmente quando quem a faz é o delegado federal da região. Fosse de um adversário político, a acusação se restringiria ao debate político, sem maiores consequências. Mas, tratando-se de um delegado federal, a acusação é grave. Criar uma instabilidade é subverter a ordem, desprezar o ordenamento jurídico, menosprezar a Constituição que os parlamentares aprovaram. Será que Garotinho está sendo investigado por intimidar pessoas e tentar desestabilizar o sistema democrático?

As declarações do delegado federal geram especulações.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

EXCLUSIVO: ILSAN VIANNA ABRE O COFRE...

Finalmente apareceu o dinheiro da Prefeitura que foi depositado em contas do exterior. Ilsan Viana e Arnaldo acabam de cooptar das barbas do governador Cabral o Deputado Roberto Henriques. Henriques é Conhecido por utlizar o expediente: Com ele o verbo é de acordo com a verba.

Roberto teria 'rompido' com o governador Cabral para acompanhar Ilsan Vianna e seu grupo político. Na verdade a estratégia de Ilsan é substituir Arnaldo, perto da eleição por Etevaldo, mas como o próprio Arnaldo pode se insurgir contra o substituído ILSAN VIANA seria o plano "B" do grupo. Estão vendendo para Rógerio Matoso de que ele Rogérinho seria o plano "B". Isso jamais aconteceria! Ilsan não confia em ninguém e agora fica claro a presença de sinais exteriores de riqueza do grupo.

Nesse emaranhado todo uma coisa é certa todos (Rogério Matoso, Nahim, Roberto Henriques etc) recebem a ordem de Ilsan Viana, inclusive Arnaldo porque segundo informações seguras ela Ilsan é quem teria a senha da conta no exterior. Esse plano, também conhecido como verdadeiro estelionato eleitoral está sendo montado e a briga seria pelo "espólio" de Arnaldo (herdeiro dos votos). Mas uma coisa é muito certa se Ilsan não tem voto ela tem muito dinheiro, ou então, quem estaria pagando honorários advocatícios milionários para a proteção de uma candidatura manifestamente inexistente.

Às vezes Arnaldo tenta criticar o fato da família garotinho ser unida. Pena que ele infelizmente não conseguiu construir a mesma união, mas isso é uma questão pessoal, mas que o povo julga na hora de votar e mais tem o direito de julgar.

O GOLPE: Arnaldo quer se apresentar como candidato e quando não mais sobrar tempo para esclarecer o eleitor substituir sua candidatura pelo nome da vereadora Ilsan Viana. Com diziam um antigo empresário dono de uma televisão de campos: Arnaldo trata com certeza e falha com segurança e dessa vez o golpe será contra o povo de Campos dos Goytacazes. Essa história que esse grupo está contando para Rogérinho já contou para muita gente que o diga o saudoso Ederval Venâncio e tantos outros que foram enganados pela dupla Ilsan e Arnaldo.

Na campanha de 2008 Ilsan foi o verdadeiro Bateaux Mouches, verdadeira macaca em casa de louças. Mas voltando ao dinheiro ninguém consegue fazer uma campanha desse tamanho sem dinheiro. Quanto ao papel de Rogérinho nese grupo será o de passarinho que acompanha morcego.

Segue abaixo o mapa da traição ao povo de Campos dos Goytacazes:

Candidatos da coligação (PDT/PPS/PPL/PSD)

Prefeito: Arnaldo Vianna
Vice-Prefeito: Rogério Matoso

Candidata substituta e portanto verdadeira prefeita em caso de vitória:
ILSAN VIANA

Apoiados conforme coligações por Roberto Henriques e Nelson Nahim

Que Deus proteja Campos dos Goytacazes!!!

domingo, 1 de julho de 2012

Seis candidatos são lançados e vão disputar a Prefeitura de Campos

Rosinha, Arnaldo, Makhoul, Odete, Schunk e José Geraldo na briga
Rosinha, Arnaldo, Makhoul, Odete, Schunk e José Geraldo na briga
 
Cinco dos seis candidatos à Prefeitura de Campos deixaram a definição das chapas para o último dia permitido para a realização das convenções, e ainda há caso em que o nome do vice não foi anunciado. O último a homologar a candidatura foi Arnaldo Vianna (PDT), que realizou a convenção no início da noite, no Sindicato dos Bancários. Arnaldo terá como vice o atual vice-presidente da Câmara Municipal, Rogério Matoso (PPS) e contará com o apoio do presidente Nelson Nahim (PPL).

“A partir de hoje começa um novo modelo de união em Campos, com a experiência de Arnaldo, a juventude responsável de Matoso e com a minha experiência, porque eu também vou colaborar com eles”, disse o irmão de Garotinho, que fez questão de frisar a sua amizade com Arnaldo: "Arnaldo e eu já estivemos em lados diferentes na política, mas nunca deixamos de ser amigos, quando a minha família se acidentou ele foi a Salvador nos atender".

Rogério Matoso demonstrou confiança na chapa: “Eu tenho recebido muito apoio e carinho nas ruas, estou acreditando que vamos ter êxito tanto na nossa candidatura quanto na proporcional, o nosso projeto é em busca do desenvolvimento do município de Campos”, disse.

Arnaldo classificou a Saúde do município como um caos e disse que se retornar a Prefeitura tudo será diferente. Ele prometeu ainda convocar os concursados do Programa Saúde da Família (PSF), uma bandeira defendida por Rogério Matoso e Nelson Nahim.

Tanto Arnaldo, quando Matoso e Nahim falaram em “devolver a Prefeitura ao povo de Campos”. “Campos não pode ser de uma família apenas, mas de todas as famílias”, disse Arnaldo.



PT LANÇA MAKHOUL COM PRESENÇA DO SENADOR LINDBERG FARIAS E PMDB
A convenção do PT contou com a presença do Senador Lindberg Farias. Mackoul só revelou o nome do vice de sua chapa, que tem o apoio do PMDB e do PSL na manhã deste domingo, será o economista Alexandre Delvaux.

O PSDC, do deputado João Peixoto, decidiu apoiar a candidatura de Makhoul a Prefeitura e fechar com o PRP na eleição proporcional.

“Por enquanto estamos estudando alguns nomes, três ou quatro candidatos. Mas não vou divulgar nada ainda porque alguém poderá se sentir preterido”,afirmou Makhoul.

O senador Lindberg disse que o candidato do PT Makhoul tem a tarefa de trazer investimentos e desenvolvimentos para Campos, mais com duas prioridades centrais: recuperar a saúde e a educação e preparar a juventude para os bons empregos do futuro, beneficiando-os com cursos profissionalizantes.

O presidente Municipal do PMDB, Nildo Cardoso mostrou-se satisfeito pelos candidatos que estiveram presentes, apoiando ou se candidatando pelo PT.

“Estou aqui em nome do governador Sérgio Cabral, para mostrar a minha satisfação pelos candidatos que temos aqui hoje. Nós não faremos a maioria dos candidatos a vereadores da nossa coligação. Mais certamente faremos pelo menos 10, que vão cobrar e ser aliados. Tenho certeza que vamos conseguir convencer o deputado estadual Roberto Henriques a nos apoiar. Vamos conquistar esse apoio para mudar o destino dessa cidade”, disse o presidente.

Finalizando sua fala, o candidato do PT retrucou o que, segundo ele, vem blasfemando seu nome nas redes sociais e blogs. “Tem muita gente falando que eu não gosto de pobre. Realmente eu não gosto. Mais eu não gosto é de ver ninguém pobre. Eu não gosto é da pobreza”, disse Makhoul Moussalem.



ROBERTO HENRIQUES DESISTE DA DISPUTA E PSD APOIA O PT
A grande novidade do último dia de convenções foi a desistência do deputado Roberto Henriques de concorrer a Prefeitura de Campos. Roberto que foi o primeiro a se apresentar como pré-candidato, mas mudanças como o apoio do PMDB que indicaria o vice em sua chapa, mas que acabou nos últimos dias acertando a coligação com o PT e também, o fato de desta forma perder o apoio do Governo do Estado, fizeram com que o deputado deixasse de lado a opção pela disputa, anunciando, portanto, o apoio ao médico Makhoul.

ODETE ROCHA E ANDRAL TAVARESNa sede do Sindipetro, PC do B e PV, confirmaram a coligação lançando a candidatura da professora Odete e Andral Tavares, seguido de reunião com candidatos a vereadores que votaram a favor de uma possível coligação majoritária com outros partidos.

Odete foi candidata pelo mesmo partido em 2008, quando obteve mais de 26 mil votos.

PSOL CONFIRMA ERIK SCHUNK
Já o PSOL, confirmou a chapa Érik Schunk e Amaro Sérgio na coligação que ainda conta com PCB e PSTU. Para Schunk, sua candidatura é uma opção para aqueles que querem uma mudança radical no que considera uma política “paternalista e clientelista”.

O PMN e o PSC também realizaram suas convenções neste sábado. Ambos vão apoiar a candidatura de Rosinha (PR), cuja convenção aconteceu no último domingo.

JOSÉ GERALDO E DANIELE ALCOFORADO NO PRP
Já o PRP, decidiu seguir sozinho nas eleições 2012 e homologou a candidatura do empresário José Geraldo, a vice na chapa do partido é a psicóloga Daniele Alcoforado.

ROSINHA FOI A PRIMEIRA
“É ela de novo”. Com esse slogan e com o apoio de 14 partidos que formam a base governista e o movimento "Campos de Todos Nós", o Partido da República (PR) lançou na tarde do domingo (24/06) o nome de Rosinha Garotinho para a disputa à reeleição municipal em Campos, nas eleições de 07 de outubro.

Depois de muitos boatos e discussões a respeito da confirmação do nome da primeira prefeita da história de Campos, em convenção o PR teve a confirmação oficial.

O evento realizado no Automóvel Clube Fluminense, segundo a organização, reuniu em torno de oito mil militantes que lotaram o ginásio Olavo Cardoso. A convenção do PR foi a primeira a ser realizada.